Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3451
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicados_n140_Evolução.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Evolução do mercado de trabalho nos Estados Unidos e Europa em decorrência da crise econômica
Other Titles: Comunicados do Ipea 140 : Evolução do mercado de trabalho nos Estados Unidos e Europa em decorrência da crise econômica
Authors: Gonzalez, Roberto Henrique Sieczkowski
Campos, André Gambier
Araújo, Victor Leonardo de
Bizarria, José Hamilton de O.
Tironi, Luís Fernando
Garcia, Ronaldo Coutinho
Acioly, Luciana
Pires, Murilo José de Souza
Viana, André Rego
Calixtre, André Bojikian
Abstract: Este comunicado é resultado das atividades do Grupo de Trabalho sobre a Crise (GT Crise) do Ipea e apresenta um panorama sobre as repercussões da crise financeira internacional focando os desenvolvimentos recentes ocorridos nos países desenvolvidos, em particular nos Estados Unidos da América (EUA), onde se iniciou, e na Europa, onde se encontra o atual epicentro. Inicialmente, apresenta sucintas considerações sobre o desenvolvimento da crise nas economias centrais, o que é seguido de uma descrição da trajetória do Produto Interno Bruto (PIB) nos EUA e Europa. É estabelecida então uma padronização para o comportamento dos países europeus, e a partir disto, faz a análise do mercado de trabalho nos EUA e Europa. Nos EUA os dados para o mercado de trabalho confirmam a ligeira recuperação do setor produtivo, mas com níveis baixos de salários e a manutenção de uma grande massa de desempregados. O processo observado no continente europeu permite uma clara padronização do comportamento do mercado de trabalho entre os países do Norte, do Sul e do Leste europeus, refletindo uma divisão do trabalho entre os países da região e seu grau de comprometimento diante da crise. Enquanto os países do Norte e do Leste apresentam um padrão de estabilização tendendo à melhora, os países do Sul do continente claramente vivem uma situação econômica preocupante.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Relatórios de Atividades / Técnicos
Emprego. Trabalho: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.