Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3591
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_Brasil em desenvolvimento_2014_Estado planejamento e políticas públicas_v. 1.pdf3.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Os impactos micro e macroeconômicos de políticas para a formalização : evidências e implicações para políticas públicas
Authors: Ulyssea, Gabriel
Abstract: Este capítulo visa contribuir para o debate acerca das melhoras políticas para promover a formalização na economia brasileira, tendo-se em vista suas consequências micro e macroeconômicas. Para tanto, utiliza-se o arcabouço de avaliação ex ante desenvolvido em Ulyssea (2013), que permite avaliar de forma integrada os impactos das diferentes políticas disponíveis no tocante tanto às empresas quanto à economia como um todo, bem como seus efeitos sobre bem-estar agregado. O arcabouço para avaliação ex ante utilizado neste capítulo consiste de duas partes fundamentais. A primeira, um modelo de equilíbrio que descreve o comportamento das empresas brasileiras e que incorpora diferentes aspectos institucionais relevantes para suas decisões, no que diz respeito à produção e à formalização. A segunda parte diz respeito à estimação dos parâmetros estruturais do modelo, o que permite a realização de simulações de diferentes políticas de formalização. O modelo é estimado com dados brasileiros e pode ser utilizado como laboratório para realizar avaliações ex ante de diferentes políticas de formalização. De maneira geral, os resultados revelam que há importantes trade-offs entre os efeitos sobre as firmas e os indicadores agregados da economia.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3287
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2340
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.