Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3654
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Betarelli Junior, Admir Antonio | - |
dc.contributor.author | Domingues, Edson Paulo | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2013-2025 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-03-27T19:06:06Z | - |
dc.date.available | 2015-03-27T19:06:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3654 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é analisar os efeitos econômicos de longo prazo da proposta de redução tarifária nas operações domésticas de cabotagem (2013-2025) com uma possível liberalização do mercado, bem como explorar as propriedades de um modelo de equilíbrio geral computável (EGC) dinâmico capaz de lidar com fenômenos de retornos crescentes de escala e competição imperfeita. Os principais resultados apontam que esta política tarifária promove efeitos positivos de longo prazo sobre a produção dos setores intensivos no uso deste modal de transporte e sobre o crescimento do produto interno bruto (PIB) das exportações e dos investimentos, mas afeta negativamente a atividade de cabotagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Efeitos econômicos da proposta de redução tarifária sobre as operações domésticas de cabotagem no Brasil (2013-2025) | pt_BR |
dc.title.alternative | Economic impacts of tariff change on domestic operations of the Brazilian cabotage freight sector (2013-2025) | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 663-710 : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cabotagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equilíbrio geral computável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imperfeições de mercado | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3620 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 44, n. 3, p. 507-715, dez. 2014 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Apêndice: possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The aim of this paper is to analyze the objective to discuss the long turn economic impacts of tariff change on domestic operations of the Brazilian cabotage freight sector, between 2013-2025, as well as explore some analytic potential of the dynamic Computable General Equilibrium (CGE) model which captures increasing returns to scale and imperfect markets. The main findings of this application indicated that tariff policies promote positive long turn effects on GDP growth, exports, and investments. The sectorial projections of such policies suggest a negative effects on cabotage sector and positive effects on sectors’ production which are intensive in cabotage. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos Transportes: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v44_n03_Efeitos_economicos.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.