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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3726
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2001-2007 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-08T19:11:36Z | - |
dc.date.available | 2015-04-08T19:11:36Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3726 | - |
dc.description.abstract | Este capítulo põe em foco três temas que guardam estreita vinculação com a efetivação do direito à educação no Brasil. O primeiro corresponde ao desafio de, senão erradicar, ao menos reduzir substancialmente o analfabetismo entre jovens e adultos. Nesse sentido, buscou-se identificar, na seção 2.1, os principais limitantes e pontos críticos que têm comprometido a concretização deste intento. O segundo tema também revela problemática quase tão antiga quanto a primeira, com efeitos deletérios sobre o nível e a qualidade de formação educacional da população brasileira. Trata-se dos baixos índices de desempenho e rendimento dos estudantes das redes públicas de educação básica, os quais passaram a ser monitorados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), instituído pelo Ministério da Educação (MEC), em 2007. Desse modo, na seção 2.2, analisou-se a evolução deste indicador nos anos de 2005-2007, segundo as redes de ensino e as grandes regiões brasileiras. O terceiro tema, na seção 2.3, trata do acesso à educação superior no período 2001-2007, no intuito de identificar possíveis impactos decorrentes da implantação do Programa Universidade para Todos (ProUni), no que concerne à ampliação do acesso das populações negra e de baixa renda. Por fim, discorre-se sobre avanços identificados no período sob análise e desafios que se colocam para a sociedade brasileira, cuja superação se faz necessária para fazer valer o princípio da educação como direito de todos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Realization of the right to education : inclusion and quality improvement | pt_BR |
dc.type | Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 617-637 | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade da educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Universidade para Todos (ProUni) | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3078 | pt_BR |
ipea.description.objective | Apontar as problemáticas enfrentadas pela qualidade na educação pública brasileira, no contexto do direito à educação, previsto pela Constituição Federal. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Capítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2009 : Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2009. (Volume 3) | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos Gênero e Raça |
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