Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3818
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_ 2058.pdf12.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2058_sumex.pdf34.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Ascensão naval chinesa e as disputas territoriais marítimas no Leste Asiático
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2058 : A Ascensão naval chinesa e as disputas territoriais marítimas no Leste Asiático
Authors: Moraes, Rodrigo Fracalossi de
Abstract: O texto tem como objetivo analisar as relações entre as disputas por territórios marítimos no Leste da Ásia, a situação marítima desfavorável da China e o fortalecimento militar do país a partir da primeira metade dos anos 1990. A partir dos dados coletados, indicam-se os elementos que tornam a China um país com uma situação marítima desfavorável e apontam-se as principais características da modernização militar chinesa (particularmente no segmento naval) e das disputas marítimas no Leste da Ásia. Conclui-se que tem ocorrido na China, sobretudo desde o início dos anos 2000, uma modernização significativa do poder militar nacional, em conjunto com maior prioridade atribuída ao poder naval. Embora este último tenha como objetivo primordial a negação do uso do mar, há elementos que indicam a formação de uma marinha voltada também à projeção de poder. Os dados indicam, além disso, que há uma rápida redistribuição de recursos de poder militar no Leste da Ásia em favor da China, expandindo-se as possibilidades de sucesso de uma eventual ação militar do país naquele espaço. Conclui-se, ainda, que a superioridade da China é mais evidente no Mar do Sul da China, espaço no qual há menor presença militar dos Estados Unidos e onde os países lindeiros possuem recursos mais limitados em comparação aos países do Mar da China Oriental.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.