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dc.contributor.authorBatista, Fábio Ferreira-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2014pt_BR
dc.date.accessioned2015-04-22T19:18:02Z-
dc.date.available2015-04-22T19:18:02Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3835-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo, em primeiro lugar, analisar a situação atual da externalização e da formalização da gestão do conhecimento (GC) em 81 organizações do Executivo, do Legislativo e do Judiciário federais, bem como do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com base nos resultados da Pesquisa Ipea 2014 de GC,realizada no período de dezembro de 2013 a agosto de 2014. O trabalho também compara o que mudou nos últimos dez anos em dezoito organizações da administração direta do Executivo federal que participaram das pesquisas realizadas pelo Ipea em 2004 e 2014. Finalmente, calcando-se na análise dos resultados encontrados, são apresentados desafios futuros para institucionalizar a GC na administração pública – isto é, para que este método de gestão passe a fazer parte da maneira de trabalhar das organizações. O trabalho mostra que não houve avanço significativo na externalização e na institucionalização da GC nas dezoito organizações da administração direta nos últimos dez anos. Além disso, as organizações que estão, atualmente, no estágio avançado de externalização e formalização da GC já progrediram muito no sentido de implementar este método de gestão de maneira organizada, sistemática, intencional e estratégica, com objetivos, iniciativas, recursos alocados, resultados e indicadores concretos. Já as instituições que estão no estágio intermediário, em 2014, apresentam progressos significativos também nesta direção. Finalmente, a maioria das organizações da administração pública federal está ainda, nos dias de hoje, no estágio inicial de externalização e formalização – isto é, não considera, a curto prazo, a GC como tema estratégico, ou, até então, conta com iniciativas muito incipientes ou, em muitos casos, ainda não tem iniciativas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleGestão do conhecimento na administração pública : resultados da pesquisa Ipea 2014 – grau de externalização e formalizaçãopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2066 : Gestão do conhecimento na administração pública : resultados da pesquisa Ipea 2014 – grau de externalização e formalizaçãopt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical139 p. : il.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study is, first of all, to analyze the degree of externalization and formalization in 81 organizations of the Executive, Legislative and Judiciary branches of power in Brazil, as well as in the Public Ministry, in the Federal Court Audit and in the National Operator of the Electrical System based on the results of Ipea´s 2014 KM Survey. The survey data were collected from December, 2013 to August, 2014. The paper also analyzes changes occurred in 18 central agencies of the federal government that answered Ipea´s KM surveys in 2004 and 2014. Finally, based on the results found, future challenges for KM institutionalization in the Brazilian public administration at the federal level are presented. It is shown in the paper that there were no important improvements in the degree of KM externalization and institutionalization in the 18 central agencies of the federal government in the last ten years. Moreover, organizations that reached nowadays a more advanced stage of externalization and formalization made important progress in terms of KM implementation in a systematic, intentional and strategic way. They were also able to implement KM initiatives with clear goals, financial resources´ allocation, results and metrics. Important results towards KM institutionalization are also shown by organizations that were in an intermediate stage in 2014. Finally, most of the organizations in the federal public administration are in the early stage of KM externalization and formalization. In other words, KM is not perceived as a strategic issue or so far KM initiatives are very recent or have not been implemented yet.-
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.subject.keywordExternalização e formalizaçãopt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar a situação atual da externalização e da formalização da gestão do conhecimento em 81 organizações do Executivo federal, do Legislativo federal, do Judiciário federal e do Ministério Público, além do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com base nos resultados da Pesquisa Ipea 2014 de GC, realizada no período de dezembro de 2013 a agosto de 2014.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2066pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationApêndice: possui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros

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