Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3859
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zen, Eduardo Luiz | - |
dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-27T19:05:39Z | - |
dc.date.available | 2015-04-27T19:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3859 | - |
dc.description.abstract | Este capítulo se propõe a: i) quantificar e localizar as crianças e os adolescentes que se encontram fora da escola; ii) estimar os gastos adicionais necessários à sua incorporação pelos sistemas de ensino; e iii) analisar as condições infraestruturais e pedagógicas das escolas públicas brasileiras. A opção por esse recorte não significa desconsiderar a importância de outros fatores cruciais para os bons desempenho e rendimento escolares, entre os quais se destaca a atuação do professor. Assim como os demais insumos, a valorização dos profissionais de educação, mediante criação de planos de carreira e aumento de sua remuneração, demandará ampliação significativa do orçamento da educação brasileira. Portanto, não obstante a influência de tais fatores, optou-se por focalizar duas condições sem as quais, acredita-se, fica comprometida a consecução do preceito constitucional que estabelece a educação básica de qualidade como direito de todos: oferta de vagas em quantidade suficiente e infraestrutura escolar adequada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O desafio de assegurar a educação básica de qualidade para todos no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | The challenge of ensuring quality basic education for all in Brazil | pt_BR |
dc.type | Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 59-76 : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Nacional de Educação (PNE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Condições pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura escolar | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3056 | pt_BR |
ipea.description.objective | Quantificar e localizar as crianças e os adolescentes que se encontram fora da escola; estimar os gastos adicionais necessários à sua incorporação pelos sistemas de ensino; e analisar as condições infraestruturais e pedagógicas das escolas públicas brasileiras. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Capítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2011 : estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2012. (Volume 1) | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro-Brasil_em_desenvolvimento_2011_v_1.pdf | 5.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.