Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3880
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro-Brasil_em_desenvolvimento_2011_v_2.pdf6.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A subvenção econômica cumpre a função de estímulo à inovação e ao aumento da competitividade das empresas brasileiras?
Other Titles: Does the economic subsidy play a role in stimulating innovation and the increase of competitiveness of Brazilian companies?
Authors: Morais, José Mauro de
Abstract: Este capítulo avalia a atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), na concessão de subvenção econômica direta às empresas, em sua função de apoio à pesquisa e à inovação no setor empresarial. A subvenção econômica foi instituída pela Lei n° 10.973, de 2 de dezembro de 2004 – também conhecida como Lei de Inovação (BRASIL, 2004b); é concedida a empresas selecionadas por meio de edital (chamada pública), destinada à cobertura de despesas de custeio de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de produtos e processos. Para avaliar se o direcionamento dado aos recursos de subvenção pela FINEP estão alinhados com os propósitos que fundamentam a Lei de Inovação, de acordo com a Exposição de Motivos Interministerial (EMI) n° 28 – MCT/MDIC/MF/Casa Civil, de 27 de abril de 2004 (BRASIL, 2004a), este trabalho é desenvolvido em cinco seções, além desta introdução: a seção 2 apresenta uma breve explanação sobre as origens do mecanismo, seus objetivos e a evolução recente da aplicação dos recursos às empresas. A seção 3 sumariza três documentos que contribuíram para fundamentar as análises e as conclusões do trabalho, incluindo a exposição de motivos citada. Na seção 4, são avaliadas as implicações para as políticas de inovação no Brasil, resultantes das diretrizes adotadas pela FINEP, nos últimos anos, no direcionamento dos recursos de subvenção. Na sequência, as seções 5 e 6 apresentam as constatações obtidas por meio do estudo e as considerações finais, respectivamente.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3056
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos
Appears in Collections:Pequenas, Médias e Grandes Empresas: Artigos
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.