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dc.contributor.authorBatista, Fábio Ferreira-
dc.contributor.authorSantos, Paula Xavier dos-
dc.contributor.authorFurniel, Ana Cristina da Matta-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Paula-
dc.contributor.authorKaufmann, Carla Xavier dos Santos-
dc.contributor.authorLoureiro, Erica de Castro-
dc.contributor.authorFerrari, Rodrigo-
dc.date.accessioned2015-04-30T14:54:32Z-
dc.date.available2015-04-30T14:54:32Z-
dc.date.issued2015-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3899-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar como três unidades técnico-científicas e gerenciais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) adotaram o modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira (MGCAPB) e a metodologia de implementação da gestão do conhecimento (GC) propostos em livro publicado pelo Ipea (Batista, 2012). Cada uma das unidades – a Casa de Oswaldo Cruz (COC), a Diretoria de Recursos Humanos (Direh) e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) –executou três das quatro etapas da metodologia: etapa 1: diagnosticar; etapa 2: planejar; e etapa 3: desenvolver. Os principais resultados observados até o momento são: alinhamento da gestão do conhecimento com os objetivos estratégicos da instituição; elaboração dos planos de GC pelas unidades-piloto; revisão e adaptação do método proposto por Batista (2012) para a Fiocruz; início da etapa de execução das práticas de GC; institucionalização de equipes multidisciplinares para suporte aos processos de GC; criação de um ambiente positivo de valorização da GC como método gerencial; participação da alta administração e de atores estratégicos da organização no processo de implementação da GC; e criação de base institucional necessária para a formulação de uma política de gestão do conhecimento. Em 2015, está prevista a implementação da segunda fase do projeto que consiste na implantação de práticas de GG nas unidades-piloto (COC, Direh e Bio-Manguinhos) e na socialização da metodologia de implementação da GC – proposto por Batista (2012) e adaptado à Fiocruz – para as demais unidades da Fiocruz.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCasos reais de implantação do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira : o caso da Fundação Oswaldo Cruzpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2075 : Casos reais de implantação do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira : o caso da Fundação Oswaldo Cruzpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical55 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.subject.keywordOrganizações públicas de saúdept_BR
dc.subject.keywordFundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar como três unidades gerenciais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) adotaram o Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira (MGCAPB) e a metodologia de implementação da gestão do conhecimento (GC) propostos por Batista (2012).pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui apêndicept_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2075pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper analyzes how three departments of Oswaldo Cruz Foundation – Fiocruz - implemented the Knowledge Management Framework for the Brazilian Public Administration as well as the KM implementation method presented in a book published by the Institute of Applied Economic Research – Ipea (Batista, 2012). Each one of the departments (Oswaldo Cruz House, Human Resources Department and Bio-Manguinhos) implemented three of the four steps of the method: step 1: Assessment; step 2: Planning and step 3: Development. The main outcomes of the KM initiative so far are: KM alignment with the strategic goals of the organization; KM plans designed by the departments; Batista´s method adaptation to Fiocruz and review; beginning of the KM practices implementation; institutionalization of KM multidisciplinary teams to provide support for the implementation of KM processes; creation of a positive environment to accept KM as management method; leadership and strategic stakeholders´ participation in the implementation of the KM initiative; and the establishment of the foundation for the establishment of a KM policy in the organization. The second phase of the KM initiative is scheduled to be implemented in 2015 and it is made of two activities: KM practices implementation in the three departments (Oswaldo Cruz House, Human Resources Department and Bio-Manguinhos) and the adoption of the KM implementation method by other Fiocruz departments.pt_BR
ipea.researchfieldsFortalecimento do Estado, das Instituições e da Democraciapt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

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