Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4095
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFeijó, Ricardo Luis Chaves-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1995-2004pt_BR
dc.date.accessioned2015-08-05T17:47:51Z-
dc.date.available2015-08-05T17:47:51Z-
dc.date.issued2005-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4095-
dc.description.abstractO artigo avalia os resultados alcançados em termos de custos e de benefícios pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no período que vai de sua criação, em 1995, até 2004. Para tanto, de início, descreve a evolução de sua estrutura e funcionamento. Em seguida, detendo-se no aspecto dos custos do programa, preocupa-se em medi-los. O custo total de manutenção do Pronaf é investigado levando-se em conta não apenas as despesas diretas do governo mas também o custo de oportunidade social, mensurando-o pelo critério do Índice de Dependência de Subsídios (IDS). Os benefícios do Pronaf são avaliados em dois aspectos: o alcance do programa e seu impacto na renda e na produção. O alcance é avaliado em termos comparativos com instituições financeiras asiáticas e a avaliação de impacto é feita por identificação, por meio de critérios de pareamento, de grupos de comparação, contendo cada qual produtos da agricultura familiar definidos no âmbito dos estados da federação. Entre os grupos, são comparados o valor e o volume da produção, bem como a evolução da produtividade. A conclusão é a de que o Pronaf é fortemente subsidiado. Não obstante, e embora se observe queda sistemática, desde 2001, na participação dos subsídios, o programa vem beneficiando um número bastante expressivo de agricultores familiares. No tocante ao impacto em termos de renda, produção e produtividade, apenas neste último o programa vem apresentando algum resultado.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titlePrograma Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar : um estudo sobre seus custos e benefíciospt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 379-416 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)pt_BR
dc.subject.keywordCusto de oportunidade socialpt_BR
dc.subject.keywordIndice de Dependência de Subsídios (IDS)pt_BR
dc.subject.keywordRendapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3371pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 35, n. 3, p. 379-416, dez. 2005pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe paper evaluates, in terms of costs and benefits, the results reached for the Brazilian Program to Strengthen Family Farming (Pronaf), within the period since its creation in 1995 up to 2004. For that, initially it describes the evolution of its structure and functioning. More ahead, regarding the cost question of the program, the paper works to measure them. It inquiries the total cost for operating the Pronaf taking into account not only the directly related expenditures of the government, but also the social opportunity cost measured by the Dependence Subsidies Indices (DSI). The benefits of the Pronaf are evaluated in two aspects: the reach of the program and its impact on income and production. The reach is evaluated in comparative terms with Asian financial institutions and the impact evaluation is made by identification, using “pair made” criteria, of groups of comparison, contends each one defined products of family farming on the scope of the states. Between the groups, the value and the volume of the production are compared, as well as the evolution of the productivity. After that, the paper’s results of the impact analysis are compared with others recent studies. The conclusion is that the Pronaf is strongly subsidized, but since 2001 it observes systematic fall in the subsidies share as percentage of the granted resources. Notwithstanding the program comes benefiting a significant number of family producers. As regarding the impact on income, production and productivity, only in the last one the program has presented some result.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationAgricultura, Pecuária e Pescapt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v35_n03_Programa.pdf311.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.