Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4145
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Edward Martins | - |
dc.contributor.author | Ramos, Francisco de Sousa | - |
dc.contributor.author | Souza, Hermino Ramos de | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Luciano Menezes Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-13T18:52:19Z | - |
dc.date.available | 2015-08-13T18:52:19Z | - |
dc.date.issued | 2015-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4145 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho examina a fronteira de eficiência da educação superior pública federal por meio de uma metodologia não paramétrica denominada análise envoltória de dados (DEA), considerando as instituições federais de ensino superior (Ifes) como as unidades de comparação. Foram estimadas as fronteiras dinâmicas, bem como foi avaliado o índice de Malmquist, que verifica a mudança de produtividade entre dois períodos. A mensuração foi realizada por intermédio de alguns indicadores educacionais de gestão (os inputs e os outputs do processo produtivo) fornecidos pelas próprias instituições para o período 2004-2008. As 49 Ifes foram organizadas em dois subconjuntos (A e B), de acordo com as similaridades de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para minimizar a heterogeneidade existente no setor. Os resultados das estimações das fronteiras de eficiência dos modelos dinâmicos apontaram escores de eficiências elevados, porém o índice de Malmquist mostrou uma queda de produtividade para a maioria das Ifes, indicando que pode estar havendo deterioração do produto educacional ao longo do tempo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Dinâmica da eficiência produtiva das instituições federais de ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Dynamics of production efficiency of federal institutions of higher education | pt_BR |
dc.title.alternative | Dinámica de la producción eficiencia de las instituicones federales de enseñanza superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Dynamique de la production d’efficacité des institutions fédérales de l’enseignement supérieur | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 51-84 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise Envoltória de Dados (DEA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fronteira de eficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4115 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 44, 379 p., jan./jun. 2015. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This examine the efficiency frontier of federal public higher education through a non-parametric method called Data Envelopment Analysis (DEA). A dynamic frontier was estimated and the Malmquist index was evaluated to verify the productivity change between two peridos. In the model, we used several educational administrative indicators as inputs and outputs of the productive process, provided by the institutions themselves for the years from 2004 to 2008. The total number of Ifes (49) was divided into two subsets (groups A and B), according with their similarity of teaching, researching and extension activities, in order to minimize heterogeneity in the sector. The results of the dynamic models indicated a high level of efficiency scores but the Malmquist index showed a productivity decrease to most universities, indicating a possible deterioration of the educational product over time. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPP_n44_Dinamica.pdf | 583.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.