Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Edward Martins-
dc.contributor.authorRamos, Francisco de Sousa-
dc.contributor.authorSouza, Hermino Ramos de-
dc.contributor.authorSampaio, Luciano Menezes Bezerra-
dc.date.accessioned2015-08-13T18:52:19Z-
dc.date.available2015-08-13T18:52:19Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4145-
dc.description.abstractEste trabalho examina a fronteira de eficiência da educação superior pública federal por meio de uma metodologia não paramétrica denominada análise envoltória de dados (DEA), considerando as instituições federais de ensino superior (Ifes) como as unidades de comparação. Foram estimadas as fronteiras dinâmicas, bem como foi avaliado o índice de Malmquist, que verifica a mudança de produtividade entre dois períodos. A mensuração foi realizada por intermédio de alguns indicadores educacionais de gestão (os inputs e os outputs do processo produtivo) fornecidos pelas próprias instituições para o período 2004-2008. As 49 Ifes foram organizadas em dois subconjuntos (A e B), de acordo com as similaridades de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para minimizar a heterogeneidade existente no setor. Os resultados das estimações das fronteiras de eficiência dos modelos dinâmicos apontaram escores de eficiências elevados, porém o índice de Malmquist mostrou uma queda de produtividade para a maioria das Ifes, indicando que pode estar havendo deterioração do produto educacional ao longo do tempo.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDinâmica da eficiência produtiva das instituições federais de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeDynamics of production efficiency of federal institutions of higher educationpt_BR
dc.title.alternativeDinámica de la producción eficiencia de las instituicones federales de enseñanza superiorpt_BR
dc.title.alternativeDynamique de la production d’efficacité des institutions fédérales de l’enseignement supérieurpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 51-84pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamentopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordInstituições Federais de Ensino Superior (Ifes)pt_BR
dc.subject.keywordAnálise Envoltória de Dados (DEA)pt_BR
dc.subject.keywordFronteira de eficiênciapt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4115pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 44, 379 p., jan./jun. 2015.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis examine the efficiency frontier of federal public higher education through a non-parametric method called Data Envelopment Analysis (DEA). A dynamic frontier was estimated and the Malmquist index was evaluated to verify the productivity change between two peridos. In the model, we used several educational administrative indicators as inputs and outputs of the productive process, provided by the institutions themselves for the years from 2004 to 2008. The total number of Ifes (49) was divided into two subsets (groups A and B), according with their similarity of teaching, researching and extension activities, in order to minimize heterogeneity in the sector. The results of the dynamic models indicated a high level of efficiency scores but the Malmquist index showed a productivity decrease to most universities, indicating a possible deterioration of the educational product over time.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n44_Dinamica.pdf583.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.