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dc.contributor.authorSilva, Frederico Augusto Barbosa da-
dc.contributor.authorFreire, Érica Coutinho-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-08-13T19:21:26Z-
dc.date.available2015-08-13T19:21:26Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4146-
dc.description.abstractEste capítulo discute as políticas culturais de arte-educação. Esta política está estruturada no Ministério da Educação (MEC) de acordo com as divisões setoriais estabelecidas nas políticas setoriais brasileiras, portanto é necessário responder a uma questão simples: se se tratam estas políticas de políticas culturais, já que não são realizadas pelo Ministério da Cultura (MinC). Esta questão será respondida a partir do desenho conceitual de políticas públicas desenvolvido por Yves Surel (1995) em Les politiques publiques comme paradigmes. O trabalho está organizado em seções. A segunda seção, advinda após a introdução, aproxima a arte da experiência. A discussão do pensamento deweyano é central neste estudo. Ao contrário de supor a arte como estando relacionada com o sublime, Dewey a recoloca como experiência a uma só vez individual e coletiva. Em seguida, na terceira seção, sob a inspiração do pragmatismo, desconstrói-se a distância entre o direito cultural e o direito à educação. A estratégia é apresentar as duas formas do direito, com especial ênfase no direito cultural, para depois mostrar que eles pressupõem o mesmo princípio metafísico, a autonomia do indivíduo, o direito de formação e de compartilhar os bens simbólicos produzidos pela coletividade. A quarta seção é o corolário prático das duas anteriores. Mostra a institucionalidade da arte-educação no território, seus problemas e desafios. Nessa seção, aproximam-se os direitos à cultura e à educação a partir da reflexão sobre sua efetividade. A efetividade aqui é respondida pelas ideias de cobertura e de qualidade do ensino das artes e da cultura no âmbito da escolarização básica. Apontam-se questões como a carência de professores e a qualidade de sua formação no processo educacional do campo artístico. O principal neste estudo é o suposto de que a arte é um direito de todos. Apresentar as dificuldades de se obter forte institucionalização da arte-educação com a presença de professores qualificados em todo o território nacional significa questionar a realização do direito à educação, à cultura ou simplesmente à arte. Uma das formas mais veementes de apresentar a questão é ligando-a à distribuição territorializada dos problemas e desafios para a garantia daqueles direitos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCultura e educação : entre os direitos públicos subjetivos e a efetividade das políticas públicas da arte-educaçãopt_BR
dc.title.alternativeCulture and education : between subjective public rights and the effectiveness of public policies in art educationpt_BR
dc.typeBrasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 817-858 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordArte-educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas culturaispt_BR
dc.subject.keywordPensamento deweyanopt_BR
dc.subject.keywordDireito culturalpt_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2326pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7242-
ipea.description.objectiveDiscutir as políticas culturais de arte-educação. Esta política está estruturada no Ministério da Educação (MEC) de acordo com as divisões setoriais estabelecidas nas políticas setoriais brasileiras.pt_BR
ipea.description.additionalinformationCapítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2013 : Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2013. (Volume 3)pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
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