Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4157
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGusso, Divonzir Arthur-
dc.contributor.authorNascimento, Paulo A. Meyer M.-
dc.contributor.otherAraújo, Thiago Costa (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2000-2013pt_BR
dc.date.accessioned2015-08-14T18:49:29Z-
dc.date.available2015-08-14T18:49:29Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4157-
dc.description.abstractAnalisa a evolução da formação superior nas grandes áreas de Ciências, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção no Brasil entre 2000 e 2012. As tendências são observadas em separado para os segmentos público e privado da oferta, mostrando a contribuição das universidades e de outros tipos de instituições de ensino superior – destacando a das universidades de pesquisa e doutorado enumeradas em Steiner (2005, 2006). Questões relativas à qualidade também são discutidas, partindo tanto do desempenho observado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), quanto dos fluxos de egressos das universidades de pesquisa e doutorado de Steiner (2005, 2006) e das “instituições de elite” identificadas por Carnoy et al. (2013). Os resultados sugerem que o fluxo de conclusões de cursos de graduação nessas áreas tem se expandido ano a ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação com outros países, a formação de pessoal técnico-científico de nível superior no Brasil encontra-se concentrada em cursos e instituições com baixos indicadores de desempenho acadêmico.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDimensões e qualidade dos cursos superiores em áreas de CTEM no Brasil entre 2000 e 2013pt_BR
dc.title.alternativeDimensions and quality of the tertiary education in stem fields in Brazil between 2000 and 2013pt_BR
dc.title.alternativeDimensiones y calidad de la formación terciaria en las áreas de ingeniería y de ciencia, tecnología y matemáticas al Brasil desde 2000 hasta 2013pt_BR
dc.title.alternativeDimensions et qualité de la formation supérieur dans les domaines de la science, technologie, ingénierie et mathématiques au Brésil depuis 2000 jusqu’en 2013pt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 13-50 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEngenhariaspt_BR
dc.subject.keywordCiências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM)pt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4115pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 44, 379 p., jan./jun. 2015.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper analyses the evolution of tertiary education in Brazil from 2000 to 2013 in areas concerning science, technology, engineering and mathematics (STEM) fields. Administrative data are used to draw on the demand for courses, number of places, enrolments and graduates, and field concentration of the system output. Quality matters are also briefly discussed, using as parameters the flows of new graduates from top universities as well as the performance of engineering graduating students on national standardized tests. Indicators are reported for: i) universities x other institutions offering tertiary education, separating each in publicly and privately-administrated; ii) doctoral-granting institutions, as classified by Steiner (2005, 2006). Higher education institutions categorized by Carnoy et al. (2013) as “elite institutions” are also considered as a separate group when quality issues are debated. Results suggest that the flow of new undergraduate students finishing STEM degrees is expanding year after year in Brazil, but these numbers are still near to the ground in international standards and concentrated on low-performing higher education institutions.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n44_Dimensoes.pdf838.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.