Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Aléssio Tony Cavalcanti de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-08-17T18:12:38Z-
dc.date.available2015-08-17T18:12:38Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4178-
dc.description.abstractEste trabalho visa identificar os principais determinantes dos resultados escolares dos alunos, em especial, daqueles discentes de escolas públicas que apresentam as piores e as melhores proficiências em testes padronizados na primeira e segunda fase do ensino fundamental no Brasil. A pesquisa traz como elementos diferenciados nesta temática de estudo no país, a análise dos efeitos de programas de reforço de aprendizagem e do hábito de leitura dos discentes sobre o desempenho escolar. Para atender a tais objetivos, são utilizados os microdados da Prova Brasil 2011 e a regressão quantílica, método econométrico que permite compreender os efeitos das variáveis explanatórias sobre o desempenho escolar dos alunos para os n-ésimos quantis da distribuição condicional. Os resultados centrais da pesquisa apontam que a existência de programas de reforço escolar não se mostra determinante para os resultados dos alunos, sobretudo, para aqueles do 5o ano do ensino fundamental. Além do mais, a falta de hábito de leitura do estudante é um fator que contribui para a redução do seu desempenho escolar.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDeterminantes dos piores e melhores resultados educacionais dos alunos da rede pública de ensino fundamental no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDeterminants of the worst and best academic results of students from public elementary school in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeDeterminantes de los peores y de los mejores resultados escolares de los estudiantes de las escuelas primarias públicas en Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDéterminants des pires et le meilleur résultats scolaires des élèves des écoles publiques primaires au Brésilpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 147-187, il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamentopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordExames padronizadospt_BR
dc.subject.keywordPrograma de reforçopt_BR
dc.subject.keywordHábito de leiturapt_BR
dc.subject.keywordRegressão quantílicapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3626pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 42, 390 p., jan./jun. 2014.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe objective of this paper is to evaluate the determinants of academic achievements, especially of public school students who have the worst and the best grades on standardized tests in the first and second stage of basic education in Brazil. The research brings the different elements to this theme in the country, the analysis of the effects of tutoring programs and reading habits of students on school performance. We use microdata from Prova Brasil 2011 and quantile regression, econometric method that allows us to understand the effects of explanatory variables on the academic performance of the students to the n-th quantile of the conditional distribution. The central results of the research show that the existence of tutoring programs is not decisive for student outcomes, particularly for those in the 5th year of elementary school. Moreover, the lack of reading habit of the student is a factor that contributes to the reduction of his academic performance.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP n42 Determinantes.pdf733.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.