Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4183
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFreitas, Rogério Edivaldo-
dc.contributor.otherTironi, Luís Fernando (Colaborador)-
dc.contributor.otherConceição, Júnia Cristina Peres R. da (Colaborador)-
dc.contributor.otherSantos, Gesmar Rosa dos (Colaborador)-
dc.contributor.otherMaciente, Aguinaldo Nogueira (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-08-17T19:07:56Z-
dc.date.available2015-08-17T19:07:56Z-
dc.date.issued2015-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4183-
dc.description.abstractHoje o Brasil demonstra expertise na produção, no abastecimento interno e na exportação de uma maior variedade de produtos agropecuários e de seus processados. Ao mesmo tempo, inúmeros estudos demonstram a capacidade competitiva do país nestes produtos, além do projetado crescimento da demanda mundial por alimentos em linha com valores previstos de crescimento da população mundial. Destarte, neste texto buscou-se compreender melhor em quais partes do globo se encontram os principais compradores de produtos agropecuários brasileiros, com base em análise de dados para o período 1997-2013. Em termos de regiões geográficas do globo, a União Europeia e a América do Sul apresentam o maior número de países líderes compradores. Em segundo escalão, os países asiáticos; o Oriente Médio e os africanos são também mercados de liderança na aquisição de produtos agropecuários brasileiros, cabendo ao Oriente Médio uma posição relativamente consolidada na demanda por carnes da produção brasileira. Em terceiro plano, não se pode menosprezar a presença detectada dos três representantes da América do Norte: México, Estados Unidos e Canadá. O trabalho também permitiu identificar uma série de mercados intermediários, que eventualmente guardam o potencial para uma revigorada inserção internacional da produção agropecuária local.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleIdentificação dos principais compradores de produtos agropecuários brasileirospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2078 : Identificação dos principais compradores de produtos agropecuários brasileirospt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical35 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordProdutos agropecuáriospt_BR
dc.subject.keywordExportaçõespt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar os principais compradores de produtos agropecuários brasileiros.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui anexopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2078pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractNowadays, Brazil shows expertise in production, internal supply and exports of an extended variety of agricultural products and their processed products. At the same time, several studies expose Brazil´s competitive capacity in those products, and a projected increase in world demands for foods, aligned to an increase in world population. So, in this study we tried to find a better understanding about the main demanding countries of Brazilian agricultural products. Data from 1997 to 2013 were used. In terms of geographical regions the European Union and South America are relevant regarding the number of main demanding countries. In second place, Asian, Middle East and African countries are also leader markets in demand for Brazilian agricultural products, and the Middle East countries are highlighted by a relatively consolidated position in buying Brazilian meat. In third place, North-American countries also deserve to be mentioned. The results permitted to identify intermediate markets, which can represent potential for a better international insertion of Brazilian agricultural products.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAgricultura, Pecuária e Pescapt_BR
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2078.pdf314.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2078_sumex.pdf26.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.