Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima Neto, Vicente Correia-
dc.contributor.authorAldigueri, Daniel Rodrigues-
dc.date.accessioned2015-08-17T20:08:01Z-
dc.date.available2015-08-17T20:08:01Z-
dc.date.issued2015-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4184-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apontar a necessidade e a importância do uso de técnicas de análise multicritério (AMC) na avaliação do projeto de transportes segundo os grupos afetados. Essa importância também é avaliada considerando o perfil dos atores e mostrando a relevância da diferenciação dos pesos em relação às características desse perfil. Esta pesquisa foi aplicada a um tipo de ator, o usuário de rodovias federais, que compõe duas classes de motoristas: condutores de veículos leves e condutores de veículos pesados. Os impactos do projeto foram analisados em relação aos potenciais benefícios gerados para os usuários das rodovias, segundo os critérios utilizados em metodologia de análise de propostas de percepção dos usuários da estrada para a importância destes critérios e, consequentemente, seu impacto sobre a avaliação do projeto de estrada. Apurou-se que a distinção entre usuários, de acordo com as variáveis, tipo de veículo usado: veículo leve (VL) e veículo pesado (VP), região da rodovia onde será aplicado e o nível de escolaridade seria de grande importância na avaliação de projetos rodoviários. É visto que a determinação de perfis dos motoristas na rodovia é importante para a obtenção de pesos adequados para a avaliação do projeto da estrada; isso também pode ser feito para a ponderação de outros critérios utilizados em diversos métodos existentes de transporte geral concentrado em outros atores.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleUma Análise da ótica do usuário de rodovias para avaliação multicritério de projetos rodoviáriospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2079 : Uma Análise da ótica do usuário de rodovias para avaliação multicritério de projetos rodoviáriospt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical30 p.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de projetospt_BR
dc.subject.keywordRodoviaspt_BR
dc.subject.keywordAnálise multicritériopt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2079pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe aim of this paper is to point out the need and importance of multi-criteria weighting in road project assessment in the interests of the group affected by the project. This importance is also assessed considering the actors’ profile, showing the relevance of the differentiation of the weights in relation to the profile characteristics. This research was applied to one type of actor, road users, divided into two classes of drivers: light vehicles drivers (LV) and heavy vehicles drivers (HV). These impacts of the road project were analyzed in relation to the potential benefits generated for road users, by the project, corresponding to the criteria utilized in the proposed analysis methodology of road users’ perception of the importance of these criteria and consequently its impact on the road project assessment. It was found that distinguishing between users according to the variables, type of vehicle used (HV or LV), region where the road will be implemented and the level of education would be of great importance in assessing road projects. It is seen that the determination of highway driver’s profiles is important for obtaining adequate weights for road project assessment: this can also be done for weighting other criteria used in other existing methods of general-transport project assessment and focus on other actors.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2079.pdf753.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2079_sumex.pdf49.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.