Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4292
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zen, Eduardo Luiz (Colaborador) | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Paulo A. Meyer M. (Colaborador) | - |
dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto (Colaborador) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-08-27T14:09:32Z | - |
dc.date.available | 2015-08-27T14:09:32Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4292 | - |
dc.description.abstract | Este capítulo apresenta o balanço da política educacional brasileira, sob a alçada do Ministério da Educação (MEC), em 2009. No entanto, diante da aprovação da Emenda Constitucional (EC) nº 59 e da realização da Conferência Nacional de Educação (Conae), ocorridas, respectivamente, nesse ano e no primeiro semestre de 2010, também analisa possíveis impactos e implicações que estes dois fatos acarretarão para efeito da formulação do próximo Plano Plurianual (PPA). Comenta os dois fatos relevantes já mencionados, além da iniciativa do MEC de propor a criação de um processo de seleção unificado para as instituições federais de educação superior (Ifes). Faz o acompanhamento da política e dos programas educacionais sob a responsabilidade do MEC. Neste caso, analisados segundo os níveis e as modalidades de ensino. Por fim, nas considerações finais, são elencados alguns desafios da área de educação que se colocam para a sociedade brasileira e que, necessariamente, deverão ser objeto de atenção tanto do PPA 2012-2015 quanto do PNE. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Educação | pt_BR |
dc.type | Políticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 129-164 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento governamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Plurianual (PPA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Nacional de Educação (PNE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programas de governo | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4122 | pt_BR |
ipea.description.objective | Apresentar balanço da política educacional brasileira, sob a alçada do Ministério da Educação (MEC), em 2009. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Políticas Sociais : Acompanhamento e Análise, Brasília, n. 19, 2011. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
bps_n19_educação.pdf | 732.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.