Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4332
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
bps_n.17_vol02_educacao.pdf | 837.53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Título: | Vinte anos da Constituição Federal de 1988 : avanços e desafios na educação brasileira |
Título(s) alternativo(s): | Educação |
Autor(es): | Corbucci, Paulo Roberto Barreto, Angela Maria Rabelo Ferreira Castro, Jorge Abrahão de Chaves, José Valente Codes, Ana Luiza Machado de |
Resumo: | Este capítulo contextualiza o momento em que a Constituinte foi instalada, sob a ótica jurídico-legal e da situação educacional da população brasileira. Sintetiza os principais pontos de disputas e embates acerca da educação no processo constituinte. Traz os desdobramentos legais, sobretudo no que se referem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Analisa os avanços, os limites e os desafios da educação brasileira nas duas décadas subsequentes à promulgação da Constituição Federal (CF) de 1988. Aborda os gastos públicos com educação, no período 1995-2005, segundo as esferas de governo e subáreas de ensino. Por fim, apresenta conclusões preliminares a respeito da evolução da situação educacional no Brasil, ao longo das últimas duas décadas, assim como dos principais desafios que se colocam para a sociedade brasileira no presente. |
Publicações relacionadas: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4137 |
Detentor dos direitos autorais: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
Termos de uso: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
Tipo: | Políticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigos |
Aparece nas coleções: | Educação: Artigos |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.