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dc.contributor.authorHaddad, Eduardo Amaral-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-09-01T17:53:16Z-
dc.date.available2015-09-01T17:53:16Z-
dc.date.issued2006-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4338-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é triplo. Primeiramente, apresentamos uma estrutura analítica flexível, com embasamento teórico e empírico sólido e consistente, de forma a avaliar os prováveis efeitos espaciais, setoriais e sobre a renda de mudanças nas políticas de transporte no Brasil. Trata-se do primeiro modelo CGE interestadual totalmente operacional para a economia brasileira, baseado em trabalho anterior do autor e associados. Dentre as funcionalidades dessa estrutura analítica, a modelagem de economias de escala e de custos de transporte permitem que se trabalhe de forma inovadora e explícita com questões teóricas ligadas a sistemas regionais integrados. Os resultados aparentemente reforçam a necessidade de se melhor especificar as interações espaciais em modelos CGE inter-regionais. Em segundo lugar, para ilustrar a capacidade analítica do modelo CGE, apresentamos um conjunto de simulações que avaliaram o impacto regional de uma redução nos custos de transporte, em linha com medidas recentes de políticas públicas. Em vez de promover uma avaliação crítica dessas medidas, procuramos enfatizar seus prováveis impactos estruturais. Em terceiro lugar, diagnósticos anteriores sugeriram a necessidade de se aprofundar a análise dos fluxos de comércio interestadual, podendo levar a generalizações em relação ao tipo de comércio envolvido, às mudanças em sua composição à medida que a economia brasileira se desenvolve e às implicações dessas diferenças sstruturais na coordenação e implementação de políticas de desenvolvimento. Para dar conta dessa questão, tratamos adequadamente o comércio inter-regional ao considerarmos um sistema de contas interestadual plenamente especificado especialmente desenvolvido com o propósito de calibrar o modelo CGE.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleTransporte, eficiência e desigualdade regional : avaliação com um modelo CGE para o Brasilpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp.413-448 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transportept_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordModelo CGEpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas de transportept_BR
dc.subject.keywordComércio inter-regionalpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3361pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, p. 413-448, dez. 2006pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe purpose of this paper is threefold. First, we presente a flexible analytical framework, based on sound and consistent economic theory and data, in order to assess the likely state/sectoral/income effects of changes in transportation policy in Brazil. This is the first fully operational interstate CGE model implemented for the Brazilian economy, based on previous work by the author and associates. Among the features embedded in this framework, modeling of scale economies and transportation costs provides an innovative way of dealing explicitly with theoretical issues related to integrated regional systems. Results seem to reinforce the need for better specifying spatial interactions in interregional CGE models. Second, in order to illustrate the analytical capability of the CGE module, we present a set of simulations, evaluating the regional impacts of a decrease in transportation costs, in accordance with recent policy developments in Brazil. Rather than providing a critical evaluation of this debate, we intend to emphasize the likely structural impacts of such policies. Third, previous diagnostics suggested the need to make a more in-depth analysis of trade flows among the Brazilian states, potentially leading to generalizations regarding the type of trade involved, changes in its composition through time as the Brazilian economy develops, and the implications of these structural differences in the coordination and implementation of development policies. In order to address this issue we give interregional trade its proper place by taking into account a fully specified interstate system of accounts specially developed for the purpose of calibrating the CGE model.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
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