Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4340
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v32_n03_Qualidade.pdf | 221.13 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Qualidade e eqüidade no ensino fundamental brasileiro |
Authors: | Albernaz, Ângela Ferreira, Francisco H. G. Franco, Creso |
Abstract: | Este artigo estima uma função de produção educacional para o ensino fundamental brasileiro, com base nos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para a 8a série em 1999. Utilizando modelos hierárquicos lineares, de forma a evitar vieses de agregação, a estimação sugere que cerca de 80% da variância de desempenho médio entre as escolas devem-se a diferenças na composição socioeconômica de seus alunos. Como em outros estudos internacionais, a rede a que a escola pertence está relacionada de forma importante com o desempenho de seus alunos. Não obstante, e em contraste com a maior parte da literatura internacional, outras variáveis escolares, tais como a escolaridade dos professores e a qualidade da infra-estrutura física, também afetam o desempenho dos estudantes. Alguns fatores positivos para a eficácia média das escolas reduzem a sua “eqüidade”. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3387 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) |
metadata.dc.type: | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.