Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4365
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
bps_n.16_educacao.pdf | 300.21 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Educação |
Authors: | Codes, Ana Luiza Machado de (Colaboradora) Barreto, Angela Maria Rabelo Ferreira (Colaboradora) Chaves, José Valente (Colaborador) Barra, Marcello Cavalcanti (Colaborador) Corbucci, Paulo Roberto (Colaborador) |
Abstract: | Destacam-se neste capítulo dois fatos relevantes que terão forte impacto sobre a educação básica: i) mudanças no censo escolar, pelas quais o aluno passa a ser a unidade de registro da coleta de dados; e ii) ampliação da missão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O primeiro permite acompanhar de perto – e melhor – a trajetória do aluno, implicando resultados robustos capazes de orientar de modo substantivo as formulações e ações das políticas educacionais. O resumido, mas cuidadoso acompanhamento dos principais programas gerenciados pelo MEC apresentado neste capítulo, tanto sob as óticas física e financeira como por nível ou modalidade de ensino, reflete a atual orientação das políticas educacionais do país, elegendo como tema em destaque da área, nesta edição, a relação que se estabelece entre melhoria da qualidade e aumento da eficácia da educação básica, à luz dos instrumentos de política educacional adotados pelo MEC: Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, e Plano Plurianual (PPA) 2008-2011. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4138 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Políticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.