Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4371
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2091.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2091_sumex.pdf34.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Caracterização do fluxo de cargas e indicadores de concorrência entre os portos brasileiros
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2091 : Caracterização do fluxo de cargas e indicadores de concorrência entre os portos brasileiros
Authors: Carvalho, Alexandre Xavier Ywata de
Coutinho, Paulo César
Oliveira, André Rossi de
Britto, Paulo Augusto P. de
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Abstract: Neste estudo, fazemos uma caracterização dos fluxos de cargas de exportação e importação no território brasileiro em direção aos – ou originários dos – portos no país.A partir destes fluxos, é possível levantar indicadores de concorrência entre portos, considerando-se diferentes tipos de carga. Além dos indicadores apresentados, este trabalho traz uma discussão sobre escalas mínimas eficientes para as operações portuárias.Essa discussão é importante para a regulação no setor, uma vez que portos atendendo a áreas com baixa produção ou demanda podem comportar apenas um terminal em operação. De maneira geral, observou-se que o fator geográfico é um dos aspectos mais importantes para a escolha dos agentes em relação a que porto utilizar para exportar ou importar os seus produtos. Nas Unidades da Federação (UFs) na costa brasileira, os indicadores de concorrência evidenciam uma maior concentração justamente nos portos localizados nesses estados, ou em estados vizinhos. Para exportadores ou importadores que se localizam em estados no interior do país, os indicadores de concentração sugerem uma maior diversificação dos portos utilizados. Esta importância observada para o aspecto geográfico pode estar relacionada diretamente aos custos de transportes internos e ao seu peso sobre o valor total da logística de exportação ou importação.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.