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dc.contributor.authorCarvalho, Alexandre Xavier Ywata de-
dc.contributor.authorCoutinho, Paulo César-
dc.contributor.authorOliveira, André Rossi de-
dc.contributor.authorBritto, Paulo Augusto P. de-
dc.contributor.authorLustosa, Paulo Roberto Barbosa-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-09-03T14:59:43Z-
dc.date.available2015-09-03T14:59:43Z-
dc.date.issued2015-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4372-
dc.description.abstractNeste estudo, faz-se uma análise dos mercados geográficos para o setor portuário no Brasil, identificando áreas de influência dos portos no país. Na identificação dos mercados geográficos, emprega-se uma análise de conglomerados espaciais, com base em dados observados de comércio exterior. De maneira geral, observou-se que o fator geográfico é um dos aspectos mais importantes para a escolha dos agentes em relação a que porto utilizar para exportar ou importar os seus produtos. Nas Unidades da Federação na costa brasileira, os indicadores de concorrência evidenciam uma maior concentração justamente nos portos localizados nestes estados, ou em estados vizinhos. Para exportadores ou importadores localizados em estados no interior do país, os indicadores de concentração sugerem uma maior diversificação dos portos utilizados. A importância verificada para o aspecto geográfico pode estar relacionada diretamente aos custos de transportes internos e ao seu peso sobre o valor total da logística de exportação ou importação. Uma vez identificados os mercados geográficos para o setor portuário, podem ser levantados indicadores de concorrência entre portos (interportos) e entre terminais de um mesmo porto (intraporto). No caso da concorrência intraporto, é possível analisar, por exemplo, a concorrência entre os terminais prestadores de serviços nos portos para cada hinterlândia. Isto parece aos autores deste texto uma abordagem intermediária mais realista, vis-à-vis uma análise de concorrência entre todos os terminais do país, ou entre apenas os terminais dentro de um mesmo porto. O processo de análise aqui empregado ilustra os ganhos na compatibilização de informações mais agregadas sobre exportações e importações por porto no país, com as informações desagregadas sobre movimentações nos terminais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleIdentificação de mercados geográficos e construção de indicadores de concorrência no setor portuário brasileiropt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2092 : Identificação de mercados geográficos e construção de indicadores de concorrência no setor portuário brasileiropt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical47 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Portospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência da Terra. Ciência Espacial::Geografia::Aspectos Geográficospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Demanda. Mercado. Consumo::Mercados::Concorrênciapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordSetor portuáriopt_BR
dc.subject.keywordMercados geográficospt_BR
dc.subject.keywordAnálise de concorrênciapt_BR
dc.subject.keywordAlgoritmos de clusterização espacialpt_BR
dc.subject.keywordTerminais portuáriospt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationApêndice: possui apêndicept_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2092pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this paper, we analyze the structure of geographic markets for the port sector in Brazil, identifying influence areas for its main ports. We employed spatial clustering algorithms, based on foreign trade data. We observed that the geographic factor seems to be extremely important in determining which port to use to export Brazilian products or to import foreign cargo. In general, port competition seems to be more pronounced in federation states away from the coast. For states on the coast, exporting and importing companies seem to choose ports within their own states or in neighboring federation units. The great importance of the geographic proximity may be directly related to the high surface transportation costs observed in Brazil. Based on the identified geographic markets for the ports sector, we can then proceed with calculating competitiveness indicators between ports and within ports (between port terminals). Therefore, we were able to analyze the competition between terminals for ports serving each geographic market. We believe this approach to be more realistic than to analyze only inter port competition. For the Port of Santos, which happens to be the biggest port in the country, it has a very high share of imports and exports for cargo consumed or produced in the state of São Paulo. However, for containers, for example, there are several terminals within Santos, sharing the total amount of operated cargo. This process employed in this paper shows the advantage of combining more aggregated import and export information with disaggregated terminal operation data.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

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