Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4399
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lam, David | - |
dc.contributor.author | Marteleto, Letícia | - |
dc.contributor.other | Paixão, Luis Andrés (Assistente de pesquisa) | - |
dc.contributor.other | Matos, Raquel (Assistente de pesquisa) | - |
dc.contributor.other | Miranda, Vítor Felipe (Assistente de pesquisa) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1977-1999 | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1970-2000 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-08T18:22:58Z | - |
dc.date.available | 2015-09-08T18:22:58Z | - |
dc.date.issued | 2006-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4399 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho avaliamos o impacto das mudanças na estrutura etária e no tamanho da família na matrícula escolar de jovens nas três últimas décadas. Durante esse período, os jovens brasileiros passaram a viver em famílias menores e em coortes maiores e o nível médio de escolaridade dos jovens aumentou. Até a década de 1990 a população em idade escolar cresceu de maneira significativa, resultando em grande pressão sobre o sistema educacional. Recentemente, a desaceleração do crescimento populacional e a diminuição da população em idade escolar podem ter contribuído para a melhora dos indicadores educacionais. Utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 1977 a 1999 e do Censo Demográfico de 1970 a 2000, avaliamos os efeitos do tamanho da família, crescimento da coorte e escolaridade dos pais na matrícula escolar. Esses fatores são importantes e na direção esperada, sendo que, combinados, explicam grande parte do aumento da matrícula. Parte do efeito positivo causado pela diminuição do tamanho da família na matrícula foi compensada pelo efeito negativo do aumento do tamanho da população em idade escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | A Escolaridade das crianças brasileiras durante a transição demográfica : aumento no tamanho da coorte versus diminuição no tamanho da família | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 319-342 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estrutura etária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolaridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | População | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3369 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 36, n. 2, p. 319-342, ago. 2006 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The goal of this paper is to investigate the effects of changing age structure and family size on schooling in Brazil during the last three decades. Over the period, average family size decreased, school-aged children cohorts grew, and schooling levels improved. Until the 1990s, the school-age population was growing, resulting in a strong pressure on the educational system. Recently, lower rates of population growth and smaller cohorts of school-aged children may have contributed to educational improvements. Pooling Pnad data from 1977 to 1999 and Census data from 1970 to 2000, we estimate the effect of family size, cohort size, and parental schooling on school enrollment. All factors have effects in the predicted directions, with the combined variables explaining a large portion of the increased enrollment. Results also show that part of the positive impact of smaller family sizes on enrollment rates was offset by the negative effect of increasing cohort sizes of school-age children. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Demografia. População | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Demografia. População: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v36_n02_Escolaridade.pdf | 180.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.