Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4449
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEPI_n13_guerra.pdf249.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Da guerra contra o terror à crise econômica internacional : perspectivas para a defesa brasileira em um cenário de transição nos gastos militares mundiais
Authors: Silva Filho, Edison Benedito da
Moraes, Rodrigo Fracalossi de
Abstract: O artigo analisa possíveis tendências, até o ano de 2016, dos gastos militares dos cinco principais países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). São abordados os efeitos da crise internacional iniciada em 2008 em termos de redução dos gastos em países da Otan, assim como as oportunidades que surgem neste cenário para os BRIC, em especial para o Brasil. Argumenta-se que, em função da trajetória de queda nos gastos em defesa dos países da Otan analisados, a trajetória ascendente dos gastos dos BRIC representa oportunidade de redução do hiato de suas capacidades militares em relação a países da aliança transatlântica. Isto ocorreria tanto diretamente, em função da queda nos gastos, como indiretamente, tendo em vista que tal diminuição atuará como pressão para que empresas destes países da Otan exportem mais, aumentando o poder de barganha dos compradores emergentes.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3347
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1156
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Economia e Política Internacional - Artigos
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.