Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4478
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2102.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2102_sumex.pdf44.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Conselho de Desenvolvimento Econômico Nacional e Trabalho (NEDLAC) da África do Sul, o Conselho Nacional de Assessoramento (NAC) da Índia e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Brasil : novas capacidades estatais para o desenvolvimento na semiperiferia?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2102 : O Conselho de Desenvolvimento Econômico Nacional e Trabalho (NEDLAC) da África do Sul, o Conselho Nacional de Assessoramento (NAC) da Índia e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Brasil : novas capacidades estatais para o desenvolvimento na semiperiferia?
Authors: Gomes, Eduardo R.
Abstract: Ao enfocar as relações entre Estado e sociedade em países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), tomados como exemplo de economias emergentes, este texto analisa os conselhos de assessoramento ao Executivo do Brasil, África do Sul e Índia como meios de expansão das capacidades estatais de interação do Estado com a sociedade, eventualmente propiciando ideias para políticas de desenvolvimento no contexto pós-neoliberal. Em termos gerais, argumenta-se que as diferentes formas pelas quais se estruturaram e a igualmente diversa dinâmica de funcionamento dos conselhos estudados fazem variar o potencial de expansão das capacidades estatais. Ao final, enfatizam-se as contribuições dos conselhos da Índia e África do Sul para aperfeiçoar as experiências brasileiras
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.