Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4498
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ulyssea, Gabriel | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Reynaldo | - |
dc.contributor.author | Gremaud, Amaury Patrick | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1996 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-17T19:53:00Z | - |
dc.date.available | 2015-09-17T19:53:00Z | - |
dc.date.issued | 2006-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4498 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é estudar o impacto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) na alocação dos recursos públicos entre as etapas do ensino básico, e avaliar em que medida o critério adotado gerou distorções na sua distribuição. Para medi-las, foi usado como referencial a alocação que seria produzida caso aqueles recursos fossem distribuídos do mesmo modo que as famílias despendem renda para o ensino básico privado. Propôs-se um modelo para aqueles gastos, empregando como principais variáveis de controle a escolaridade do chefe, o estado de residência da família e mais algumas variáveis demográficas. Estimou-se a equação correspondente para os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 1996 pelo método de mínimos quadrados ordinários e, a partir dela, simulou-se a alocação que resultaria da distribuição privada dos recursos do Fundef. Os resultados mostram que o Fundef reduziu significativamente o desvio entre as alocações pública e privada na maioria dos estados do Norte e Nordeste, enquanto o oposto ocorreu no Sul e Sudeste. Quando considerada a distribuição estadual dos recursos do fundo, o segundo efeito domina o primeiro, e conclui-se que o Fundef aumenta aquele desvio em nível nacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | O Impacto do Fundef na alocação de recursos para a educação básica | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 109-136 : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento da educação básica | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3370 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p. 109-136, abr. 2006 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The aim of the paper is to study the impact of the Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) fund on the allocation of public resources among elementary and secondary school levels, and to evaluate the extent to which the fund’s criterion for allocation of its resources introduced distortions in their distribution. To measure it, we use as benchmark the allocation that would be produced if those funds were distributed in the same manner that families spend income for private schooling. To do that we propose a model for those expenditures that uses as explanatory variables the head’s education, the state of residence of the family, and some other demographic variables. We estimate the corresponding equation for data from the 1996´s Family Expenditure Survey (POF), and use it to simulate the allocation that would result from the private distribution of the Fundef funds. The results show that Fundef significantly reduced the difference between the public and the private allocations for the majority of the states in the North and Northeast regions, while the opposite occurs for the South and Southeast regions. When we take into consideration the distribution of the fund’s resources throughout the states, the second effect dominates the first, and we conclude that Fundef increases that deviation at the national level. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v36_n01_Impacto.pdf | 247.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.