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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4604
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Gameiro, Augusto Hauber | - |
dc.contributor.author | Caixeta-Filho, José Vicente | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-24T19:27:39Z | - |
dc.date.available | 2015-09-24T19:27:39Z | - |
dc.date.issued | 1999-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4604 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, a freqüente ocorrência de desaparecimento (furto ou roubo) de cargas vem afetando consideravelmente o setor de transporte rodoviário. A utilização do seguro relaciona-se com algumas características intrínsecas das empresas de transporte, bem como com o tipo de serviço prestado por elas. O objetivo principal deste artigo é identificar os principais condicionantes da demanda por seguro de carga, por parte das empresas de transporte rodoviário, com ênfase no seguro para desaparecimento de cargas. Para a obtenção das informações, utilizou-se uma amostra de 200 empresas. Com os dados, estimaram-se modelos de escolha discreta, baseados na diferença de utilidade para a compra ou não dos seguros em questão. A localização geográfica das empresas é uma variável que influencia a demanda por seguro. O tamanho da frota operada pelas empresas, adotado como indicador de riqueza destas, também apresentou uma influência significativa na demanda por seguro. Essa informação permite verificar o tipo do bem seguro. O seguro de responsabilidade dos transportadores (RCTR-C) pôde ser considerado como um bem superior (à medida que aumenta a riqueza das empresas, a sua demanda também aumenta), enquanto o seguro de roubo (RCF-DC) pôde ser caracterizado como um bem inferior, porém com uma menor significância e um menor coeficiente. O número de roubos sofridos pelas empresas apresentou forte influência sobre a demanda pelo RCF-DC, sendo que as empresas com um elevado número de roubos sofridos apresentaram uma demanda maior pelo seguro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Demanda por seguro e o desaparecimento de cargas no transporte rodoviário brasileiro | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 445-462 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho do setor de transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Localização geográfica das empresas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tamanho da frota | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3414 | pt_BR |
ipea.description.objective | Identificar os principais condicionantes da demanda por seguro de carga, por parte das empresas de transporte rodoviário, com ênfase no seguro para desaparecimento de cargas. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 29, n. 3, p. 445-462, dez. 1999 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The frequent occurrence of cargo theft in Brazil has considerably affected the highway transport mode. The utilization of these insurance have some relation with characteristics of transport companies (carriers), as well with the kind of service they sell. The main goal of this paper is to identify the main issues that influence the demand for these insurance by carriers, with emphasis on the theft insurance. To obtain the information, it was used a sample of 200 carriers companies. With the data, discrete choice models where estimated, founding on the difference between the utility of buying or not the insurance. The geographic localization of companies is a variable that influences the demand for insurance, mainly the theft insurance. The fleet size operated by the companies, adopted as an indication of companies wealth, also presented a significant influence on the demand for insurance. That information allows to verify the type of good that insurance represent. The insurance of transporters responsibility (RCTR-C) can be considered as a superior good (as the wealth of companies increase when its demand also increases). However, the robbery insurance (RCF-DC) seemed to be an inferior good, with a smaller significance level and a smaller coefficient. The number of thefts suffered by the companies presented strong influence on the demand for the theft insurance, being the companies that have experience with a high number of thefts the ones with a larger demand for the insurance. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Artigos |
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