Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4623
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicados_n77_Energia.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Sustentabilidade ambiental no Brasil : biodiversidade, economia e bem-estar humano : energia
Other Titles: Comunicados do Ipea 77 : Sustentabilidade ambiental no Brasil : biodiversidade, economia e bem-estar humano : energia
Authors: Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Abstract: O objetivo do texto é discutir os principais desafios de médio prazo relacionados ao tema meio ambiente e energia, no Brasil, especialmente nas relações com as políticas públicas do setor energético. No caso da oferta, atenta-se para a evolução e as perspectivas da Oferta Interna de Energia (OIE) e as suas interações com problemas ambientais. No que se refere ao consumo, aborda-se o desenvolvimento e o perfil dos principais setores consumidores, que são o industrial – e seus subsetores –, o residencial e o de transportes. Duas perguntas guiam o trabalho: como o Estado tem induzido ou direcionado ações para romper a tradição de oferta e consumo ineficiente de energia nos principais setores demandantes? Que oportunidades de integração há na gestão da matriz energética com a gestão ambiental, no Brasil? No mesmo contexto dessas perguntas, pode-se observar que o desafio de viabilizar empreendimentos com responsabilidade socioambiental depende de mecanismos de internalização de custos ambientais na produção. Necessariamente, isso implica olhar para a cadeia de produção e para os impactos dos insumos, inclusive da energia, nos preços finais dos produtos. Para abordar essas questões, o texto está dividido em três partes: a primeira, nos tópicos 2 e 3, abordam-se formas de disponibilização e de consumo de energia no Brasil; a seguir, nos tópicos 4 e 5, são abordados aspectos operacionais da disponibilização e gestão da energia, a exemplo de investimentos, questões socioeconômicas e licenciamento; por fim, na terceira parte, são discutidos aspectos relativos a pesquisa e à eficiência energética.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3220
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Energia: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.