Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4630
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicados_n99_Ameaça.pdf1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ameaça ou oportunidade? : desdobramentos da crise financeira global para as empresas transnacionais russas
Other Titles: Comunicados do Ipea 99 : Ameaça ou oportunidade? : desdobramentos da crise financeira global para as empresas transnacionais russas
Authors: Alves, André Gustavo de Miranda Pineli
Abstract: A situação enfrentada por várias das principais empresas transnacionais russas (ETN), quando da eclosão da crise financeira global a partir do segundo semestre de 2008, aponta para situações de perigo, mas, também, de oportunidade para as estratégias dessas instituições. Após anos de políticas agressivas de expansão internacional, impulsionadas pela elevação dos preços internacionais das commodities, algumas das maiores ETN russas estavam bastante endividadas, com o agravante de terem concedido parte de seus ativos mais valiosos – e, em alguns casos, suas próprias ações – como garantias em empréstimos contratados no exterior, muitos deles com vencimento em curto prazo. Todavia, a crise também ofereceu oportunidades de expansão às empresas menos alavancadas e/ou com maior grau de liquidez, pois os preços de ativos relacionados a commodities caíram significativamente em relação ao período de boom. Considerando este cenário, o objetivo deste Comunicado é investigar como a crise financeira global afetou o processo de internacionalização de algumas das principais ETN russas, dando ênfase às ameaças surgidas, às medidas adotadas para contorná-las e aos movimentos realizados para aproveitar as oportunidades.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.