Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4738
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-10-07T17:56:02Z | - |
dc.date.available | 2015-10-07T17:56:02Z | - |
dc.date.issued | 2003-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4738 | - |
dc.description.abstract | No plano de governo do primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, o desenvolvimento da política educacional é situado a partir da necessidade de ações voltadas para o fortalecimento do poder político decisório em nível local e para o desenvolvimento científico-tecnológico, tendo em vista melhor capacitar o país para a competição no mundo globalizado. São identificados como problemas principais nos diagnósticos acerca da realidade educacional brasileira: i) baixa escolarização, que incapacita a população para o enfrentamento dos desafios associados à internacionalização da economia; ii) incipiente atuação no campo da melhoria do processo de ensino e aprendizagem; iii) baixa valorização do magistério em termos de qualificação e remuneração; iv) existência de mecanismos de gestão e financiamento de programas e projetos educacionais que favorecem práticas clientelistas; e v) elevados custos das escolas técnicas e de ensino superior, que, via de regra, estariam atendendo às camadas privilegiadas da população. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Educação | pt_BR |
dc.type | Políticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 51-64 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento científico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4171 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Políticas Sociais : Acompanhamento e Análise, Brasília, n. 6, fev. 2003. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
bps_n.6_EDUCAcaO6.pdf | 150.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.