Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4757
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2111.pdf586.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2111_sumex.pdf41.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Criação, destruição e rotatividade do emprego formal no setor privado brasileiro (1997-2012)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2111 : Criação, destruição e rotatividade do emprego formal no setor privado brasileiro (1997-2012)
Authors: Silva Júnior, Gílson Geraldino
Abstract: Este Texto para Discusão (TD) analisa as taxas de criação, destruição e rotatividade do emprego no setor privado brasileiro entre 1997 e 2012, conforme proposto por Davis e Haltiwanger (1992), com atenção particular às flutuações após a crise financeira de 2008. Crise esta considerada um choque adverso na economia mundial, com potenciais efeitos sobre o Brasil. A evidência econométrica indica que: i) a criação líquida de emprego e a rotatividade de trabalhadores são pró-cíclicas e a destruição, contracíclica, como esperado; ii) em todo o período, o efeito das flutuações sobre as taxas de criação, destruição e rotatividade do emprego é o mesmo para os estabelecimentos que entraram e saíram da amostra e para os que ficaram; e iii) o efeito pós-2008 não só é distinto nestes dois grupos, como também o efeito pós-2008 positivo sobre os estabelecimentos que ficaram na amostra foi insuficiente para compensar o efeito pós-2008 negativo sobre os estabelecimentos que entraram e saíram da amostra.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.