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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4891
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PPE_v.43_n.03_Relação.pdf | 449.32 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula : a influência do nível de qualificação do professor |
Other Titles: | The relationship between proficiency and within-class age dispersion : the influence of teacher’s qualificationss: the influence of teacher’s qualification |
Authors: | Machado, Danielle Carusi Firpo, Sérgio Pinheiro Gonzaga, Gustavo |
Abstract: | Este artigo documenta a existência de uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual em meio aos alunos do ensino básico, no Brasil. A ligação entre a defasagem idade-série da criança e a sua capacidade escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto o descompasso idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostra-se neste texto que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e o aproveitamento individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Este vínculo corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma acentuada diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diferenças sobre desempenho individual. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3327 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
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metadata.dc.type: | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
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