Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4892
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gama, Victor Azambuja | - |
dc.contributor.author | Scorzafave, Luiz Guilherme | - |
dc.contributor.other | Dorigan, Tulio Anselmi (Assistente de pesquisa) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2007 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-10-27T18:03:26Z | - |
dc.date.available | 2015-10-27T18:03:26Z | - |
dc.date.issued | 2013-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4892 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa a relação entre criminalidade no entorno das escolas e a proficiência escolar de alunos de quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental no município de São Paulo. Mais especificamente, é abordado no estudo o efeito da community violence, ou seja, da violência que ocorre no entorno da escola, e as modalidades criminais analisadas são: homicídios dolosos, lesões corporais dolosas e tentativas de homicídio. Utilizando informações de registros policiais compilados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e dados de proficiência escolar da Prova Brasil, verificou-se que alunos de escolas inseridas em regiões mais violentas apresentam pior resultado escolar no quinto ano, mesmo após a utilização de diversos controles na especificação econométrica. Um aumento de 10% na taxa de homicídios dolosos provoca redução da proficiência escolar no mesmo ano em cerca de 0,12 ponto na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), tanto em português como em matemática, enquanto o efeito das lesões corporais não foi significativo. Para o nono ano, não foram encontrados efeitos significativos de nenhuma das variáveis. Ao estimarem-se regressões quantílicas, novamente só foi constatado efeito para o quinto ano. Nessa série, os efeitos em matemática são mais fortes para os alunos nos percentis mais elevados da distribuição de proficiência. Para português, os efeitos são maiores para os alunos de menor competência escolar. No entanto, a magnitude dos efeitos quantílicos, apesar da variação destacada, é relativamente baixa em termos práticos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Os Efeitos da criminalidade sobre a proficiência escolar no ensino fundamental no município de São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | Effect of criminality on cognitive skills of elementary school students in São Paulo | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 447-447 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Criminalidade | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criminalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação. | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3327 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 43, n. 03, dez. 2013. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This study analyzes the relationship between violence and school proficiency in fourth and eighth grade students in São Paulo, Brazil. Specifically, we investigate the effect of community violence, regarding the following crimes: homicides, attempted homicides and body injury. Using crime data from Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) and proficiency from Prova Brasil, we show that school in more violent neighborhoods have worst educational results in 5th grade, even after controlling for several aspects that also affect proficiency. A 10% growth in homicides rates is related to a 0.12 points reduction in Math and Language proficiency in 5th grade (SAEB scale). We do not find any effect of injuries in proficiency in 5th grade. Quantile regression results points to stronger effects for students with high math proficiency and the opposite results for language. However, the quantile effects are small in both analysis. Finally, for 9th grade, we do not find effect of any crime type on school proficiency. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v.43_n.03_Efeitos.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.