Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4892
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGama, Victor Azambuja-
dc.contributor.authorScorzafave, Luiz Guilherme-
dc.contributor.otherDorigan, Tulio Anselmi (Assistente de pesquisa)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2007pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-27T18:03:26Z-
dc.date.available2015-10-27T18:03:26Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4892-
dc.description.abstractEste artigo analisa a relação entre criminalidade no entorno das escolas e a proficiência escolar de alunos de quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental no município de São Paulo. Mais especificamente, é abordado no estudo o efeito da community violence, ou seja, da violência que ocorre no entorno da escola, e as modalidades criminais analisadas são: homicídios dolosos, lesões corporais dolosas e tentativas de homicídio. Utilizando informações de registros policiais compilados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e dados de proficiência escolar da Prova Brasil, verificou-se que alunos de escolas inseridas em regiões mais violentas apresentam pior resultado escolar no quinto ano, mesmo após a utilização de diversos controles na especificação econométrica. Um aumento de 10% na taxa de homicídios dolosos provoca redução da proficiência escolar no mesmo ano em cerca de 0,12 ponto na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), tanto em português como em matemática, enquanto o efeito das lesões corporais não foi significativo. Para o nono ano, não foram encontrados efeitos significativos de nenhuma das variáveis. Ao estimarem-se regressões quantílicas, novamente só foi constatado efeito para o quinto ano. Nessa série, os efeitos em matemática são mais fortes para os alunos nos percentis mais elevados da distribuição de proficiência. Para português, os efeitos são maiores para os alunos de menor competência escolar. No entanto, a magnitude dos efeitos quantílicos, apesar da variação destacada, é relativamente baixa em termos práticos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleOs Efeitos da criminalidade sobre a proficiência escolar no ensino fundamental no município de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeEffect of criminality on cognitive skills of elementary school students in São Paulopt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 447-447 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Criminalidadept_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordCriminalidadept_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação.pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3327pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 43, n. 03, dez. 2013.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study analyzes the relationship between violence and school proficiency in fourth and eighth grade students in São Paulo, Brazil. Specifically, we investigate the effect of community violence, regarding the following crimes: homicides, attempted homicides and body injury. Using crime data from Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) and proficiency from Prova Brasil, we show that school in more violent neighborhoods have worst educational results in 5th grade, even after controlling for several aspects that also affect proficiency. A 10% growth in homicides rates is related to a 0.12 points reduction in Math and Language proficiency in 5th grade (SAEB scale). We do not find any effect of injuries in proficiency in 5th grade. Quantile regression results points to stronger effects for students with high math proficiency and the opposite results for language. However, the quantile effects are small in both analysis. Finally, for 9th grade, we do not find effect of any crime type on school proficiency.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v.43_n.03_Efeitos.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.