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dc.contributor.authorFarina, Elizabeth M. M. Q.-
dc.contributor.authorSchembri, Antonina-
dc.contributor.otherPereira, Edgard A. (Comentários)-
dc.coverage.spatialEstados Unidospt_BR
dc.coverage.temporaldécada de 80pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-27T18:31:55Z-
dc.date.available2015-10-27T18:31:55Z-
dc.date.issued1990-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4912-
dc.description.abstract0 presente artigo examina as principais características da experiência americana de desregulamentação, tendo sido escolhidos três casos representativos: serviços de transporte aéreo, de transporte rodoviário e de telecomunicações. A análise, baseada na Teoria dos Mercados Contestáveis (TMC), que fornece os principais argumentos para a desregulamentação, mostra que este processo efetivamente melhorou a eficiência produtiva e a inovação, além de reduzir os preços. Entretanto, estes resultados foram alcançados pela entrada de novas firmas e pela concorrência interna e não pela força da concorrência potencial, como gostaria a TMC. Depois de um período de desconcentração e guerra de preços, os setores estão se tornando ainda mais concentrados do que no início dos anos 80. As participações de mercado das empresas líderes são maiores, apesar do maior número de firmas na indústria como um todo. A conclusão mais importante a que a eficiêcia dinâmica deve ser considerada, mas a concentração ainda a relevante. Portanto, a política antitruste deve ser eficiente e evitar fusões que enfraqueçam a concorrência, seja em seu sentido estático ou dinâmico.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDesregulamentação : a experiência norte-americanapt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 325-352pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Aéreopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Rodoviáriopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Indústria da Comunicação::Indústria da Comunicaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordDesregulamentaçãopt_BR
dc.subject.keywordServiços de transportept_BR
dc.subject.keywordTelecomunicaçõespt_BR
dc.subject.keywordTeoria dos Mercados Contestáveis (TMC)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3504pt_BR
ipea.description.objectiveSelecionar e reunir um conjunto de argumentos apresentados, de um lado, pela literatura da Organização Industrial (0I) no tocante à regulamentação de mercados concentrados e, de outro, pelos debates em torno da desregulamentação da economia americana na década de 80.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 20, n.2, p. 325-352, ago. 1990pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper presents and examines the main features of the US experience on deregulation. We chose three important cases air transportation, tracking and telecommunication. The analysis on the Contestable markets Theory (CMT) as it offers the main arguments for deregulation. The paper shows the deregulation process has actually improved productive, efficiency and innovation besides lowering prices. However, these results were achieved by new entry and inside competition, not by potential competition as CMT argues. After a period of deconcentration and a price war, the sectors are becoming even more concentrated than in the early 80’s. The market shares of the leading firms are larger today, in spite of the higher number of firms in industry as whole. The most important conclusions are that the dynamic efficiency should be considered, but concentration still matters. Therefore, the anti-trust policy should be effective and avoid mergers which may weaken the competition, either in its static sence or dynamic sense.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

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