Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, André Portela de-
dc.contributor.authorPonczek, Vladimir Pinheiro-
dc.contributor.authorOliva, Bruno Teodoro-
dc.contributor.authorTavares, Priscilla Albuquerque-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2002-2009pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-27T20:13:21Z-
dc.date.available2015-10-27T20:13:21Z-
dc.date.issued2012-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4916-
dc.description.abstractNeste artigo estimam-se os fluxos escolares do ensino fundamental para o médio e os fluxos ao longo do médio para a última década nas seis maiores regiões metropolitanas (RMs) do país. Também se estimam quais conjuntos de variáveis associadas às características do aluno e sua família, do mercado de trabalho local e das condições locais de oferta escolar estão mais fortemente relacionados com os fluxos observados. Os resultados indicam que: a não aprovação ainda é uma barreira para o ingresso no ensino médio e para a sua progressão ideal; a não aprovação perdeu importância nos últimos anos para a explicação da evasão escolar; a educação dos pais é um fator relevante tanto para a aprovação quanto para a continuação dos estudos; e a qualidade da escola é um fator importante para a aprovação e continuidade dos estudos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleFatores associados ao fluxo escolar no ingresso e ao longo do ensino médio no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeHigh school enrollment flows in Brazil : associated factorspt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 05-39 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Sistemas Educacionais - Geral::Sistemas de Ensinopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordFluxo escolarpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordQualidade da escolapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3335pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 42, n. 01, abr. 2012.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article estimates the enrollment flow from primary to and along the secondary education in Brazil. It also estimates the immediate determinants of the observed flows from a set of variables of student and family background, of local labor market outcomes, and of local school supply indicators. The results suggests that: student retention is still a barrier to high school enrollment and to the ideal school progression; the role of retention in explaining school dropout has decreased in recent years; parent’s education is a relevant factor associated to correct school progression; and the school quality is an important determinant of pass rates and school progression.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v42_n02_Fatores.pdf2.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.