Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4927
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_198.pdf1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Agriculture in Brazil’s midwest region : limitations and future challenges to development
Other Titles: Discussion Paper 198 : Agriculture in Brazil’s midwest region : limitations and future challenges to development
A agropecuária na região Centro-Oeste : limitações ao desenvolvimento e desafios futuros
Authors: Castro, César Nunes de
Abstract: Entre as atividades econômicas na região Centro-Oeste, a agropecuária tem papel de destaque na economia regional, sendo o objetivo deste estudo avaliar a situação recente da agricultura regional com o intuito de identificar limitações e oportunidades ao seu desenvolvimento e debater propostas de políticas públicas que possam contribuir para a ampliação da produção regional. Uma região que aumentou sua participação no produto interno bruto (PIB) agropecuário nacional, de 7,4% em 1970 para 19,5% em 2009, demonstrou no passado recente que possui condições favoráveis à exploração agropecuária economicamente rentável. Vários fatores, entretanto, são frequentemente apontados como potenciais entraves ao desenvolvimento da agropecuária na região, entre eles, questões ambientais, deficiência logística, atraso tecnológico, falta de crédito e falta de assistência técnica. Para que essa competitividade continue, e possivelmente até aumente, diversos investimentos são necessários, principalmente na melhoria da infraestrutura de transporte para escoamento da produção até os centros consumidores.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2655
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Reproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.
metadata.dc.type: Discussion Paper
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.