Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5008
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFiuza, Eduardo Pedral Sampaio-
dc.contributor.otherLevinsohn, Jim (Compartilhamento de código de Gauss na estimativa BLP)-
dc.contributor.otherSeroa, Ronaldo (Cooperação e comentários)-
dc.contributor.otherFerraz, Cláudio (Cooperação e comentários)-
dc.contributor.otherDeNegri, João (Cooperação e comentários)-
dc.contributor.otherVilhena, Carlos (Contribuição)-
dc.contributor.otherFonseca, Renato da (Contribuição)-
dc.contributor.otherCarvalho, Homero (Contribuição)-
dc.contributor.otherLinke, Renato (Contribuição)-
dc.contributor.otherCerqueira, Eduardo (Contribuição)-
dc.contributor.otherKume, Honório (Compartilhamento de informações e materiais)-
dc.contributor.otherPina Jr., Milton (Compartilhamento de informações e materiais)-
dc.contributor.otherRodrigues, Alexia (Construção do banco de dados)-
dc.contributor.otherRazal, Ana Paula (Construção do banco de dados)-
dc.contributor.otherMachado, Bruno (Construção do banco de dados)-
dc.contributor.otherCarvalho, Cristiane (Construção do banco de dados)-
dc.contributor.otherPimenteira, Cícero (Construção do banco de dados)-
dc.contributor.otherMesquita, Glenda (Construção do banco de dados)-
dc.contributor.otherBueno, Vinicius (Construção do banco de dados)-
dc.contributor.otherScharth, Marcel (Assistência de pesquisa)-
dc.contributor.otherMoreira, Ajax (Comentários)-
dc.contributor.otherReis, Eustaquio (Comentários)-
dc.contributor.otherTourinho, Octavio (Comentários)-
dc.contributor.otherLisboa, Marcos (Comentários)-
dc.contributor.otherRibeiro, Eduardo Pontual (Comentários)-
dc.contributor.otherMenezes-Filho, Naercio (Comentários)-
dc.contributor.otherFranco-Neto, Afonso (Comentários)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1990-1999pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-29T22:25:28Z-
dc.date.available2015-10-29T22:25:28Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5008-
dc.description.abstractEste trabalho é um esforço pioneiro para a estimação da oferta e da demanda de automóveis no Brasil com um modelo de Escolha Discreta em um mercado oligopolístico com produtos diferenciados. Nós aplicamos uma modelagem econométrica de logit hierárquico (Nested Logit) para o lado da demanda, e adotamos a hipótese de firmas fixadoras de preços com múltiplos produtos diferenciados no lado da oferta, para avaliar as profundas transformações ocorridas na indústria automotiva brasileira nos anos 1990, especialmente a adoção de políticas como os incentivos fiscais para os chamados carros populares (introduzidos em 1993) e a liberalização comercial (iniciada em 1991 e revertida parcialmente sob o chamado regime automotivo). Nós constatamos que, embora os carros nacionais ainda auferissem taxas consideravelmente altas de markup em relação aos seus similares importados (líquidas de impostos sobre valor agregado e tarifas) em todos os segmentos de mercado no final da nossa amostra (1997), essas taxas tiveram uma queda drástica e permanente durante o boom de importações de 1995, não apenas por causa dessas importações, mas também em virtude da competição doméstica mais acirrada. Uma constatação, talvez surpreendente, é que, ao contrário do verificado em estudos em outros países, os carros populares e compactos têm as maiores taxas de markup, na medida em que são muito menos ameaçados pela competição estrangeira do que os carros grandes e de luxo. Essas taxas não se traduzem em margens preçocusto mais altas também em unidades monetárias, mas, devido ao grande volume de vendas, esses modelos correspondem a grandes percentagens dos lucros das firmas.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAutomobile Demand and Supply in Brazil: Effects of Tax Rebates and Trade Liberalization on Price-marginal Cost Markups in the 1990spt_BR
dc.title.alternativeDiscussion Paper 119 : Automobile Demand and Supply in Brazil: Effects of Tax Rebates and Trade Liberalization on Price-marginal Cost Markups in the 1990spt_BR
dc.title.alternativeOferta e demanda de automóveis no Brasil: efeitos dos incentivos fiscais e da liberalização comercial sobre as taxas altas de markup durante a década de 1990pt_BR
dc.typeDiscussion Paperpt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical58 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseReproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.pt_BR
dc.subject.keywordOferta e demanda de automóveispt_BR
dc.subject.keywordIndústria automotivapt_BR
dc.subject.keywordMercado automobilísticopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2805pt_BR
ipea.description.objectiveEstimar a oferta e a demanda de automóveis no Brasil na década de 1990.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 916pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas e apêndicept_BR
ipea.description.additionalinformationSérie: Originally published by Ipea in November 2002 as number 916 of the series Texto para Discussão.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis work is a pioneer effort to estimate supply and demand of automobiles in Brazil with a Discrete Choice model in a differentiated product oligopolistic market. We apply a Nested Logit model to the demand side and assume differentiated product price-setting firms on the supply side to evaluate the severe transformations undergone by the Brazilian automobile industry in the 1990s, especially policy events such as the tax rebates created for the so-called popular models (introduced in 1993) and the trade liberalization (initiated in 1991 and partially reversed in 1995 under the so-called Automotive Regime). We find that, although domestic cars still enjoyed considerably higher price-marginal cost markup rates than their imported counterparts (net of VATs and duties) in all market segments at the end of our sample (1997), these rates had dropped drastically and permanently during the 1995 import boom, not only because of import, but also from fiercer domestic competition. A perhaps striking finding is that, as opposed to what was verified in studies for other countries, popular and compacts enjoy the highest price-marginal cost markup rates, as they are significantly less threatened by imported competitors than the larger and luxurious models. These rates do not translate into higher pricecost margins in money units, but due to their high sales volumes these models account for great shares of the firms’ profits.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationIndústriapt_BR
Appears in Collections:Indústria: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_119.pdf582.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.