Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5027
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCunha, Nina Menezes-
dc.contributor.authorRios-Neto, Eduardo Luiz Gonçalves-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Maria Hermeto Camilo de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2007-2010pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-29T23:06:46Z-
dc.date.available2015-10-29T23:06:46Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5027-
dc.description.abstractA importância da religião no desempenho educacional, tema pouco explorado por economistas, tem sido destacada por pesquisas recentes e por muitos estudos internacionais. Estas pesquisas mostram que a socialização religiosa é um processo que normalmente funciona à parte de sistemas particulares de crenças e afiliações organizacionais. Constitui, mesmo que acidentalmente, uma forma de integração social que tem como consequência o reforço de valores que conduzem a um melhor desempenho educacional. O objetivo deste estudo é investigar as possíveis relações entre religião e desempenho educacional, controlando as características individuais, o background familiar e a condição socioeconômica. As metodologias empregadas são as de mínimos quadrados ordinários (MQOs) e regressão quantílica. Os dados analisados neste estudo são da pesquisa longitudinal Pesquisa jovempt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleReligiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizontept_BR
dc.title.alternativeReligiosity and school performance: a case study of Brazilian youth in the metropolitan region of Belo Horizontept_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 71-116 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3326pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 44, n. 01, p. 71-116, abr. 2014.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe importance of religion in studies of educational achievement has been highlighted by recent research and by many international studies, but it is still a subject relatively unexplored by economists. These studies show that religious socialization is a process that normally operates apart from individual belief systems and organizational affiliations, and constitutes, even if accidentally, a form of social integration that leads to the strengthening of values, which in turn leads to better educational performance. The objective of this study is to investigate the impact of religion on educational performance, controlling for individual characteristics, family background and socioeconomic status. The methodology used is that of Ordinary Least Squares (OLS) and Quantile Regression. The data analyzed in this study are from the Pesquisa jovem longitudinal study.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v44_n01_Religiosidade.pdf3.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.