Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5057
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PPE_v33_n02_Derivativos.pdf210.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Título: Derivativos de renda fixa no Brasil : modelo Hull-White
Autor(es): Almeida, Leonardo A.
Yoshino, Joe Akira
Schirmer, Pedro P.
Resumo: No mercado de renda fixa brasileiro observamos não somente altas taxas de juros tanto nominais como reais, mas também suas extremas volatilidades em relação ao padrão internacional dos países desenvolvidos. Assim, a implementação doméstica de modelos largamente utilizados nesses países torna-se um enorme desafio em termos de engenharia financeira. Igualmente, não é uma tarefa trivial calibrar modelos de taxas de juros que venham a incorporar os fatos estilizados que observamos no mercado brasileiro. Neste trabalho vamos mostrar, de um modo didático e simples, como implementamos o modelo Hull-White de um fator (um choque browniano) para o mercado de opções de IDI na BM&F. O aspecto crítico nessa tarefa é o algoritmo que replica os preços de mercado com base nos preços teóricos. A calibração envolve a estimação de dois parâmetros básicos: a volatilidade das taxas de juros de curto prazo e a velocidade de reversão à média dos juros de curto prazo com relação aos juros de longo prazo. Apesar da escassez de dados diários das opções de renda fixa, mostramos que é possível calibrar o modelo Hull-White somente nos períodos de estabilidade. Atualmente, o assunto é da maior relevância, pois o Banco Central do Brasil passou a praticar as políticas monetária e cambial com o uso de derivativos.
Publicações relacionadas: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3378
Detentor dos direitos autorais: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Termos de uso: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)
Tipo: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Aparece nas coleções:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Artigos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.