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dc.contributor.authorMattos, Enlinson H. C.-
dc.contributor.authorRocha, Fabiana Fontes-
dc.contributor.otherFava, Vera Lúcia (Comentários e sugest ões)-
dc.contributor.otherBlumenschein, Fernando (Comentários e sugest ões)-
dc.contributor.otherBarossi Filho, Milton (Comentários e sugest ões)-
dc.contributor.otherBacha, Carlos José Caetano (Comentários e sugest ões)-
dc.contributor.otherCati, Regina Célia (Comentários e sugest ões)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1965-1993pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-29T23:53:22Z-
dc.date.available2015-10-29T23:53:22Z-
dc.date.issued2001-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5061-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é examinar o mecanismo de equilíbrio orçamentário do governo brasileiro. Ele estende o trabalho de Issler e Lima (2000), uma vez que os déficits orçamentários podem ser eliminados por meio de reduções não-esperadas na correção monetária da dívida, além de aumentos nos impostos e reduções nos gastos. Dessa forma, examina-se a causalidade temporal entre gastos, impostos e correção monetária. Embora Tanner (1994 e 1995) leve em conta o papel da indexação, o seu trabalho pode ser desenvolvido em duas direções. Primeiro, em vez de considerar a variação da base monetária como um componente do estoque da dívida, acredita-se que a varia- ção da base monetária e os impostos devem ser somados caracterizando a receita total do governo. Isso seria mais apropriado, uma vez que se sabe que a senhoriagem é importante para a solvência do governo brasileiro. Segundo, as dívidas indexada e não-indexada devem ser consideradas separadamente, a fim de se obter uma melhor caracterização da dinâmica da dívida. Para o período 1965/93 obtém-se evidência de que reduções na indexação real se seguiram a aumentos nos gastos do governo. Contudo, tais reduções foram seguidas por aumentos no crescimento real da dívida (indexada e não-indexada). Em outros termos, o setor privado continuou comprando títulos públicos apesar do default implícito mas, a fim de fazê-lo, demandou taxas de juros mais altas. Finalmente, aumentos de gastos foram seguidos de aumentos nos impostos, dando suporte à hipó- tese de spend and tax.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCorreção monetária e o equilíbrio do orçamentopt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 269-288 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordGastospt_BR
dc.subject.keywordImpostopt_BR
dc.subject.keywordCorreção monetáriapt_BR
ipea.description.objectiveExaminar o mecanismo de equilíbrio orçamentário do governo brasileiro.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: pesquisa e planejamento econômico (ppe), rio de janeiro, v. 31, n. 2, p. 269-288, ago. 2001pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe purpose of this paper is to examine the government budget balance mechanism in Brazil. It extends the work of Issler and Lima (2000) given that budget deficits can be eliminated by unexpected reductions in the indexed inflation compensation on the debt besides increases in taxes or reductions in spending. Therefore, it examines the temporal causality of expenditures, taxes,and monetary correction. Although Tanner (1994 and 1995) takes into account the role of indexation, his work can be improved in two directions. First, instead of considering the monetary base variation as a component of the stock of the debt, monetary base variation and taxes should be summed up.Webelieve that this would be more appropriate given that seigniorage is important for the Brazilian government solvency. Second, the non-indexed debt and the indexed debt should be considered separately in order to obtain a better characterization of the dynamics of the debt. Evidence shows that, for the 1965/93 period, reductions in real indexation followed increases in government spending. These reductions, however, were followed by increases in the real growth of the debt (indexed and non-indexed). In other terms, people kept buying public bonds despite the implicit default but in order to do so they demanded higher interest payments. Finally, increases in taxes followed increases in government expenditures given support to the spend and tax hypothesis.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationSistema Monetário. Finanças. Bancospt_BR
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Artigos

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