Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCuri, Andréa Zaitune-
dc.contributor.authorMenezes-Filho, Naércio Aquino-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2001-2006pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-30T00:41:44Z-
dc.date.available2015-10-30T00:41:44Z-
dc.date.issued2010-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5102-
dc.description.abstractEste artigo examina os determinantes dos gastos com educação no Brasil. Estimamos modelos de escolha binária em que as famílias decidem matricular ou não seus filhos em uma escola privada e modelos censurados para analisar o nível de gastos dessas famílias com educação. Para tanto, utilizamos os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) dos anos 2001 a 2006 e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2002/2003, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Concluímos que os principais determinantes da decisão familiar de matricular os filhos nas escolas privadas são a educação da mãe, a renda familiar, a oferta de escolas públicas, o custo da educação no estado e a região de moradia. Com relação ao valor gasto com mensalidades, seu maior determinante é a renda familiar per capita, sendo que a sensibilidade dos gastos às variações na renda é maior no ensino fundamental do que no ensino médio.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDeterminantes dos gastos com educação no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDeterminants of spending on education in Brazilpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 1-39 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordEducacaopt_BR
dc.subject.keywordFamiliapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3340pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 40, n. 01, p. 1-39, abr. 2010.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe aim of this paper is to examine the determinants of education expenditures in Brazil. We estimate discrete models in which families decide whether or not to enroll their children in a private or public school. We also model de education expenditures using censored regression models. We use micro data from the PNADs between 2001 and 2006 and from POF 2002/2003. The paper concludes that the main determinants of enrollments in private schools are mother’s education, family income, supply of public schools, cost of education and state of residence. With respect to expenditures, the main determinant is per capita family income, with the sensitivity of spending to changes in income being higher in the fundamental education than in the high school.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v40_n01_Determinantes.pdf3.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.