Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5104
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v40_n01_Regressao.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Regressão quantílica com correção para a seletividade amostral : estimativa dos retornos educacionais e diferenciais raciais na distribuição de salários das mulheres no Brasil
Authors: Coelho, Danilo Santa Cruz
Veszteg, Róbert
Soares, Fábio Veras
Abstract: Este texto estima os retornos educacionais e os diferenciais raciais na distribuição de salários das mulheres no Brasil, usando regressão quantílica com correção semiparamétrica para viés de seleção amostral. As estimativas mostram que os retornos educacionais são elevados e que não são constantes ao longo da distribuição salarial. Tanto os retornos educacionais quanto os diferenciais raciais são mais elevados nos pontos mais altos da distribuição de salário condicional, o que indica, no caso dos diferenciais raciais, que as mulheres negras enfrentam um teto de vidro (glass ceiling) nos níveis salariais mais altos. Para os diferenciais por anos de estudo, questões como a qualidade da educação podem ser um fator importante na explicação da desigualdade salarial entre as mulheres. O texto revela que o uso de uma especificação probit para a equação de participação, a fim de corrigir problemas de seleção, produz resultados muito semelhantes à correção semiparamétrica tanto para os retornos educacionais quanto para a discriminação racial.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3340
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.