Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBraga, Breno Gomide-
dc.contributor.authorFirpo, Sérgio Pinheiro-
dc.contributor.authorGonzaga, Gustavo-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2005pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-30T00:52:31Z-
dc.date.available2015-10-30T00:52:31Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5110-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar os determinantes do diferencial de rendimentos público-privado para diferentes níveis de escolaridade dos trabalhadores no Brasil. Primeiramente, utilizando o rendimento do trabalho principal como variável de interesse, é estimado um hiato de rendimentos bastante favorável ao setor público para trabalhadores com baixa escolaridade. Já para trabalhadores mais qualificados, o hiato tende a desaparecer ou mesmo a tornar-se favorável ao setor privado. Adicionalmente, de maneira a considerar os diferentes regimes de aposentadoria vigentes no país, é definida a variável Valor Presente do Contrato de Trabalho (VPCT) como medida dos rendimentos dos indivíduos ao longo da vida. Diferentemente do resultado encontrado utilizando o rendimento do trabalho, é verificado que o diferencial do VPCT é favorável ao setor público mesmo para trabalhadores com elevados níveis de escolaridade.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEscolaridade e diferencial de rendimentos entre o setor privado e o setor público no Brasilpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 431-464 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordEscolaridadept_BR
dc.subject.keywordDiferencial de rendimentos público-privadopt_BR
dc.subject.keywordPolitica salarialpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3342pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 39, n. 03, p. 431-464, dez. 2009.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractWe study the determinants of the public-private earnings gap for different levels of schooling of Brazilian workers. First, using the current earnings as the variable of interest, we estimate that less educated people receive higher earnings in the public sector (i.e., the earnings gap is favorable to the public sector). On the other hand, for workers with higher schooling, the earnings gap disappears or becomes favorable to the private sector. In addition, we consider the different retirement regimes in Brazil by creating the variable Present Value of Work Contract (PVWC). This variable is a measure of the lifetime earnings for each individual of our database. In contrast to the results from the current earnings analysis, we found that the PVWC gap is favorable to the public sector even for the highest educated group of workers.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v39_n03_Escolaridade.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.