Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5145
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DiscussionPaper_188.pdf | 7.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | The use of space syntax in urban transport analysis : limits and potentials |
Other Titles: | Discussion Paper 188 : The use of space syntax in urban transport analysis : limits and potentials O uso da sintaxe espacial na análise do desempenho do transporte urbano : limites e potencialidades |
Authors: | Pereira, Rafael Henrique Moraes Holanda, Frederico Rosa Borges de Medeiros, Valério Augusto Soares de Barros, Ana Paula Borba Gonçalves |
Abstract: | O presente estudo explora o potencial de aplicação da Sintaxe Espacial (SE) para se analisar os efeitos da configuração urbana sobre o desempenho do transporte nas cidades. Tomou-se como estudo de caso a configuração urbana dos sistemas viários do Distrito Federal (Brasil) e de suas 19 Regiões Administrativas (RAs) além da informação sobre o tempo médio despendido nos deslocamentos realizados em automóveis dentro desses sistemas. Com análises de Regressão Linear Simples, se buscou avaliar o efeito que o grau de integração das diferentes configurações urbanas (mensurado por variáveis configuracionais tradicionais e variáveis topo-geométricas) teria sobre o tempo médio despendido nesses deslocamentos. Os resultados encontrados sugerem que existe um baixo potencial para a aplicação das medidas topológicas mais tradicionais em estudos acerca dos efeitos da configuração viária sobre o desempenho do transporte urbano; que este potencial pode ser largamente ampliado ao se utilizar medidas topogeométricas para caracterização da configuração urbana; e que sistemas viários mais integrados e mais compactos (em termos topológicos e geométricos) tendem a proporcionar uma configuração urbana mais eficiente para o desempenho do transporte urbano motorizado com menores tempos de deslocamento. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1854 http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1453 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | Reproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited. |
metadata.dc.type: | Discussion Paper |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.