Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5194
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Danielle Carusi-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1996-1997pt_BR
dc.date.accessioned2015-11-10T17:09:14Z-
dc.date.available2015-11-10T17:09:14Z-
dc.date.issued2008-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5194-
dc.description.abstractCom dados da Pesquisa sobre Padrões de Vida do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PPV/IBGE) de 1996/1997, fazemos uma análise da relação entre a saúde (calculada pela medida padronizada de altura e idade) das crianças e dos adolescentes de 7 a 14 anos e o ingresso no sistema educacional fundamental para as regiões Nordeste e Sudeste. Usando o modelo probit, estimamos o efeito da saúde de crianças e adolescentes sobre a probabilidade de entrarem com atraso na 1a série da escola fundamental, considerando os diferentes aspectos que interferem nessa relação, tais como as condições do local de moradia em termos de oferta educacional (tempo de deslocamento para a escola e qualidade dos recursos escolares) e da qualidade de vida, bem como as características familiares (renda familiar per capita, nível educacional dos pais e composição familiar). Mostramos que condições desfavoráveis de saúde influenciam negativamente sobre a probabilidade de ingresso na escola na idade correta, sobretudo de crianças mais pobres e que vivem em locais onde as escolas são mais distantes do local de moradia. Por fim, usando o modelo probit com instrumentos (altura do pai e da mãe), fazemos um teste de robustez dos resultados considerando a hipótese de endogeneidade da saúde.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEfeitos da saúde na idade de entrada à escolapt_BR
dc.title.alternativeThe effect of children's health in entry to schoolpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 67-95 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Biologia. Alimento. Bioquímica::Medicina. Doenças::Saúde e Doenças - Geral::Saúde Básicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keywordSistema educacionalpt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordMoradiapt_BR
dc.subject.keywordOferta educacionalpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3357pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 38, n. 01, abr. 2008.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractUsing data from the PPV/IBGE 1996/1997 survey (Brazil’s LSMS), we analyze the relationship between health (measured by the standardized relationship between height and age) and the late entry in school for children aged between 7 and 14 years old in the Northeast and Southeast regions. Using a probit model, we estimate the effect of children’s health on the probability of a late entry in school. We take into account several aspects that affect this relation, such as the local educational supply (time from home to school and school resources quality) as well as, life and family conditions (household income, parents’education and family composition). We show that poor conditions of health decrease the probability of entering school at the right age, particularly for poor children and those that live far from schools. Finally, we use a probit model with instrumental variables (height of parents), to test the robustness of results allowing health to be endogenous.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationSaúdept_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos
Saúde: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v38_n01_Efeitos.pdf460.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.