Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5210
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicado_n18_Crise_Internacional.pdf511.3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Crise Internacional : metamorfoses de empresas transnacionais e impactos nas regiões do Brasil
Other Titles: Comunicado da Presidência 18 : Crise Internacional : metamorfoses de empresas transnacionais e impactos nas regiões do Brasil
Authors: Cruz, Bruno de Oliveira
Oliveira, Carlos Wagner de Albuquerque
Mota, José Aroudo
Bizarria, José Hamilton de O.
Cardoso, Hugo Roth
Santos, Iury Roberto Soares dos
Carleial, Liana Maria da Frota
Goveia, Luana
Linhares, Lucas
Acioly, Luciana
Piancastelli, Marcelo
Piñón, María
Sassaki, Michelle
Matijascic, Milko
Furtado, Paulo Roberto
Leão, Rodrigo Pimentel Ferreira
Mendes, Rodrigo Pereira
Boueri, Rogério
Abstract: O 18º Comunicado da Presidência é o terceiro da série que discute a crise internacional e seus desdobramentos no Brasil. No documento o Ipea busca manter o padrão anterior de análise conjuntural da crise e avançar na perspectiva de explicitar os aspectos mais estruturais que contribuíram para a crise e que podem continuar ou não a alimentar a atual crise. Compõe também este documento uma seção de análise sobre os desdobramentos internacionais da crise, especialmente no que refere ao movimento de fusões e aquisições de empresas. Finalmente, o documento traz uma seção sobre os impactos inter-regionais da crise no país; nesta seção apresenta-se o comportamento da queda da produção industrial e do emprego nas distintas regiões brasileiras. Comenta-se também os impactos da crise sobre a federação brasileira, os orçamentos dos estados e as tendências previstas para o comportamento do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Na seção final, observa-se que é importante transpor a ação de combate à crise no curto prazo, pois é necessário estabelecer-se uma ação de longo prazo, especialmente no que se refere aos caminhos produtivos e tecnológicos que o país poderá adotar. Os impactos da crise sobre o meio ambiente sugerem que esse talvez seja o momento adequado para uma ação dos Estados Nacionais, em caráter de longo prazo, redefinindo um padrão produtivo mais compromissado com o meio ambiente e a sustentabilidade ambiental.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.