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dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.contributor.authorNascimento, Paulo A. Meyer M.-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-11T11:56:44Z-
dc.date.available2015-11-11T11:56:44Z-
dc.date.issued2011-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5217-
dc.description.abstractA Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) promove, desde 2000, uma avaliação educacional em larga escala em seus países membros e em países com os quais estabelece acordos de parceria para esta finalidade. A avaliação, denominada Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), acontece a cada três anos. Sua quarta e mais recente edição teve lugar em 2009 – com os respectivos resultados divulgados em dezembro de 2010. Seu principal mérito é tornar disponível, para livre acesso, uma base pública de dados de abrangência internacional, com informações sobre desempenho cognitivo passíveis de serem cruzados com variáveis contextuais construídas a partir de questionários respondidos pelas escolas, pelas famílias, e pelos próprios estudantes testados. Assim sendo, no que tange à evolução das desigualdades, as quatro edições do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) tornam possível vislumbrar como tem evoluído a variância do desempenho dos estudantes brasileiros ao longo do tempo. Com isso, pode-se perceber a distância entre nossos estudantes de melhor e de pior desempenho estaria aumentando – o que sinalizaria um aumento das desigualdades educacionais – ou diminuindo – o que seria um indicio de redução das desigualdades educacionais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEvolução do desempenho cognitivo do Brasil de 2000 a 2009pt_BR
dc.typeRadar - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesaquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 15-22 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geralpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho cognitivopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordDesigualdades educacionais.pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3441pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Radar : tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 12, 54 p., fev. 2011pt_BR
ipea.description.additionalinformationInclui referência bibligráficapt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

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