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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5217
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Soares, Sergei Suarez Dillon | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Paulo A. Meyer M. | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-11-11T11:56:44Z | - |
dc.date.available | 2015-11-11T11:56:44Z | - |
dc.date.issued | 2011-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5217 | - |
dc.description.abstract | A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) promove, desde 2000, uma avaliação educacional em larga escala em seus países membros e em países com os quais estabelece acordos de parceria para esta finalidade. A avaliação, denominada Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), acontece a cada três anos. Sua quarta e mais recente edição teve lugar em 2009 – com os respectivos resultados divulgados em dezembro de 2010. Seu principal mérito é tornar disponível, para livre acesso, uma base pública de dados de abrangência internacional, com informações sobre desempenho cognitivo passíveis de serem cruzados com variáveis contextuais construídas a partir de questionários respondidos pelas escolas, pelas famílias, e pelos próprios estudantes testados. Assim sendo, no que tange à evolução das desigualdades, as quatro edições do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) tornam possível vislumbrar como tem evoluído a variância do desempenho dos estudantes brasileiros ao longo do tempo. Com isso, pode-se perceber a distância entre nossos estudantes de melhor e de pior desempenho estaria aumentando – o que sinalizaria um aumento das desigualdades educacionais – ou diminuindo – o que seria um indicio de redução das desigualdades educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Evolução do desempenho cognitivo do Brasil de 2000 a 2009 | pt_BR |
dc.type | Radar - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesaquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 15-22 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geral | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho cognitivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdades educacionais. | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3441 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Radar : tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 12, 54 p., fev. 2011 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Inclui referência bibligráfica | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
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File | Description | Size | Format | |
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Radar_n12_Evolução.pdf | 397.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
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