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dc.contributor.authorPompermayer, Fabiano Mezadre-
dc.contributor.authorPaula, Jean Marlo Pepino de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-11T15:44:06Z-
dc.date.available2015-11-11T15:44:06Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5232-
dc.description.abstractO artigo apresenta projetos de infraestrutura que exigem, em geral, elevados montantes de capital logo no início do empreendimento. Além disto, a geração de benefícios, sociais ou privados, costuma crescer lentamente , apesar de ocorrer um salto no início da operação do projeto. No projeto do trem de alta velocidade (TAV) da Estrada de Ferro (EF) 222, ou TAV Brasil, não é diferente. Para disponibilizar um serviço de transporte ferroviário de passageiros em alta velocidade ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, o projeto prevê um elevado investimento inicial na construção da linha e na aquisição dos equipamentos para sua operação. A partir daí, a sociedade passará a obter os benefícios de um serviço de transporte entre estas cidades com maior capacidade e confiabilidade e, provavelmente, de menor custo. De forma geral, estes benefícios são ampliados à medida que a demanda por transporte de passageiros entre estas regiões aumenta. Para o operador do TAV, a receita também cresce à medida que a demanda pelo seu serviço aumente. A análise prévia de viabilidade socioeconômica de projetos como o TAV/EF-222 depende de uma série de parâmetros a serem estimados e avaliados. Como boa parte dos projetos de infraestrutura de transportes, os parâmetros mais relevantes são o montante de investimento inicial e o valor dos benefícios a serem produzidos pelo projeto.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleConsiderações sobre alocação de riscos no projeto do trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e Campinaspt_BR
dc.typeRadar - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 7-13 : inclui referência bibliográficapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Ferroviáriopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordProjetos de infraestruturapt_BR
dc.subject.keywordTrem de Alta Velocidade (TAV)pt_BR
dc.subject.keywordEstrada de Ferro (EF)pt_BR
dc.subject.keywordTransporte ferroviário de passageirospt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3488pt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar como os principais riscos do projeto do TAV/EF-222 estão distribuídos entre o poder concedente e o concessionário, comparando a modelagem inicialmente proposta em 2010 com a nova versão divulgada em 2012, e como esta distribuição afeta a atratividade para o investidor privado.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Radar : tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 26, 56 p., jun. 2013pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
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