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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5232
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pompermayer, Fabiano Mezadre | - |
dc.contributor.author | Paula, Jean Marlo Pepino de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-11-11T15:44:06Z | - |
dc.date.available | 2015-11-11T15:44:06Z | - |
dc.date.issued | 2013-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5232 | - |
dc.description.abstract | O artigo apresenta projetos de infraestrutura que exigem, em geral, elevados montantes de capital logo no início do empreendimento. Além disto, a geração de benefícios, sociais ou privados, costuma crescer lentamente , apesar de ocorrer um salto no início da operação do projeto. No projeto do trem de alta velocidade (TAV) da Estrada de Ferro (EF) 222, ou TAV Brasil, não é diferente. Para disponibilizar um serviço de transporte ferroviário de passageiros em alta velocidade ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, o projeto prevê um elevado investimento inicial na construção da linha e na aquisição dos equipamentos para sua operação. A partir daí, a sociedade passará a obter os benefícios de um serviço de transporte entre estas cidades com maior capacidade e confiabilidade e, provavelmente, de menor custo. De forma geral, estes benefícios são ampliados à medida que a demanda por transporte de passageiros entre estas regiões aumenta. Para o operador do TAV, a receita também cresce à medida que a demanda pelo seu serviço aumente. A análise prévia de viabilidade socioeconômica de projetos como o TAV/EF-222 depende de uma série de parâmetros a serem estimados e avaliados. Como boa parte dos projetos de infraestrutura de transportes, os parâmetros mais relevantes são o montante de investimento inicial e o valor dos benefícios a serem produzidos pelo projeto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre alocação de riscos no projeto do trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e Campinas | pt_BR |
dc.type | Radar - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 7-13 : inclui referência bibliográfica | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Ferroviário | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projetos de infraestrutura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trem de Alta Velocidade (TAV) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estrada de Ferro (EF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte ferroviário de passageiros | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3488 | pt_BR |
ipea.description.objective | Avaliar como os principais riscos do projeto do TAV/EF-222 estão distribuídos entre o poder concedente e o concessionário, comparando a modelagem inicialmente proposta em 2010 com a nova versão divulgada em 2012, e como esta distribuição afeta a atratividade para o investidor privado. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Radar : tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 26, 56 p., jun. 2013 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Regional | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Artigos |
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Radar_n26_Considerações.pdf | 107.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
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