Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Uallace Moreira-
dc.date.accessioned2015-11-11T19:13:35Z-
dc.date.available2015-11-11T19:13:35Z-
dc.date.issued2014-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5240-
dc.description.abstractAs novas estratégias de internacionalização da produção residem no fato de muitas indústrias saírem da condição de entidades delimitadas nacionalmente para a condição de redes de negócios fragmentadas, em termos organizacionais e globalmente distribuídas, levando as empresas a se envolverem na produção de um bem ou serviço, desde a sua concepção até o consumo final. Essa nova estratégia, que ganha força principalmente a partir dos anos 1990 com a globalização produtiva, é mais conhecida como Cadeias Globais de Valor (CGVs). A indústria automotiva mundial, como muitas outras, está no meio desse processo de transição profunda. Desde meados da década de 1980, há um processo de transição de indústrias nacionais localizadas em um número limitado de países para uma indústria global mais integrada. Fatores como saturação do mercado, altos níveis de motorização e pressões políticas sobre montadoras para produzir onde vendem têm incentivado a dispersão da montagem final, fazendo com que a produção aconteça em muitos mais lugares do que há trinta anos. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar o funcionamento da Cadeia Global de Valor da indústria automobilística, sua dinâmica e tendência, levando em consideração a organização do processo produtivo na economia mundial e seu comércio exterior.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Cadeia Global de Valor da indústria automobilística: dinâmica de produção e comércio exteriorpt_BR
dc.title.alternativeThe Global Automotive Industry value chain: production and trade dynamicspt_BR
dc.typeBoletim de Economia e Política Internacional - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 39-55pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilísticapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comércio Internacional::Comércio Internacional - Geral::Comércio Exteriorpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCadeias Globais de Valorpt_BR
dc.subject.keywordIndústria automobilísticapt_BR
dc.subject.keywordFollow sourcingpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3321-
ipea.description.additionalinformationBoletim de Economia e Política Internacional (BEPI): n. 17, maio/ago. 2014pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe new strategies of internationalization of production lie in the fact that many industries leave the condition of nationally bounded entities for the condition of fragmented business networks, in organizational terms, globally distributed, leading companies to engage in the production of a good or service, from conception to consumption. This new strategy, which gains strength mainly from the 1990s to the productive globalization, is best known as Global Value Chains (GVCs). The global automotive industry, like many others, is in the midst of this profound transition. Since the mid-1980s, there is a transition from national industries located in a limited number of countries for a more integrated global industry. Factors such as market saturation, high levels of motorization and political pressure on automakers to produce where they sell have encouraged the dispersion of final assembly, making the production happen in many more places than thirty years ago. Therefore, the aim of this paper is to analyze the functioning of the global value chain of the automotive industry, its dynamics and trends, taking into account the organization of the production process in the world economy and its foreign trade.pt_BR
ipea.researchfieldsEstrutura Tecnoprodutiva Integrada e Regionalmente Articuladapt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR
ipea.classificationIndústriapt_BR
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos
Indústria: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEPI_n17_Cadeia.pdf114.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.