Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5240
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Uallace Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-11T19:13:35Z | - |
dc.date.available | 2015-11-11T19:13:35Z | - |
dc.date.issued | 2014-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5240 | - |
dc.description.abstract | As novas estratégias de internacionalização da produção residem no fato de muitas indústrias saírem da condição de entidades delimitadas nacionalmente para a condição de redes de negócios fragmentadas, em termos organizacionais e globalmente distribuídas, levando as empresas a se envolverem na produção de um bem ou serviço, desde a sua concepção até o consumo final. Essa nova estratégia, que ganha força principalmente a partir dos anos 1990 com a globalização produtiva, é mais conhecida como Cadeias Globais de Valor (CGVs). A indústria automotiva mundial, como muitas outras, está no meio desse processo de transição profunda. Desde meados da década de 1980, há um processo de transição de indústrias nacionais localizadas em um número limitado de países para uma indústria global mais integrada. Fatores como saturação do mercado, altos níveis de motorização e pressões políticas sobre montadoras para produzir onde vendem têm incentivado a dispersão da montagem final, fazendo com que a produção aconteça em muitos mais lugares do que há trinta anos. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar o funcionamento da Cadeia Global de Valor da indústria automobilística, sua dinâmica e tendência, levando em consideração a organização do processo produtivo na economia mundial e seu comércio exterior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | A Cadeia Global de Valor da indústria automobilística: dinâmica de produção e comércio exterior | pt_BR |
dc.title.alternative | The Global Automotive Industry value chain: production and trade dynamics | pt_BR |
dc.type | Boletim de Economia e Política Internacional - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 39-55 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilística | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Comércio::Comércio Internacional::Comércio Internacional - Geral::Comércio Exterior | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cadeias Globais de Valor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Follow sourcing | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3321 | - |
ipea.description.additionalinformation | Boletim de Economia e Política Internacional (BEPI): n. 17, maio/ago. 2014 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The new strategies of internationalization of production lie in the fact that many industries leave the condition of nationally bounded entities for the condition of fragmented business networks, in organizational terms, globally distributed, leading companies to engage in the production of a good or service, from conception to consumption. This new strategy, which gains strength mainly from the 1990s to the productive globalization, is best known as Global Value Chains (GVCs). The global automotive industry, like many others, is in the midst of this profound transition. Since the mid-1980s, there is a transition from national industries located in a limited number of countries for a more integrated global industry. Factors such as market saturation, high levels of motorization and political pressure on automakers to produce where they sell have encouraged the dispersion of final assembly, making the production happen in many more places than thirty years ago. Therefore, the aim of this paper is to analyze the functioning of the global value chain of the automotive industry, its dynamics and trends, taking into account the organization of the production process in the world economy and its foreign trade. | pt_BR |
ipea.researchfields | Estrutura Tecnoprodutiva Integrada e Regionalmente Articulada | pt_BR |
ipea.classification | Comércio Internacional | pt_BR |
ipea.classification | Indústria | pt_BR |
Appears in Collections: | Comércio Internacional: Artigos Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos Indústria: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BEPI_n17_Cadeia.pdf | 114.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.